• Matéria: Direito
  • Autor: lucreciferreira2020
  • Perguntado 3 anos atrás

Me ajudem , por favor !!
Para Weber, o que caracteriza a sociedade moderna é o fato de que ela sofreu um processo de racionalização, a qual, por sua vez, “é o processo que consiste em uma sistematização, intelectualização, especialização, tecnificação e objetivação crescentes em todos os âmbito da vida”.
Esse seria um fenômeno peculiar do Ocidente. Racionalizar é tornar um processo calculado nos seus meios, tendo em vista a previsibilidade da realização dos fins, ou seja, é calcular o meio para tornar previsível o fim. A racionalização prima essencialmente pela melhor disposição dos meios para a obtenção dos fins desejados.
Na modernidade, segundo o próprio Weber, há um pluralismo de valores, isto é, cada um tem uma definição própria do que é bom para si. Por exemplo, a racionalização é utilizada por empresas capitalistas modernas para produzir mais por um menor custo. Ao mesmo tempo, também foi utilizada em campos de concentração nazistas para se obter a forma mais eficiente de matar.
Imagine que você é o diretor jurídico de uma grande empresa e domina os meandros da legislação ambiental. Sua empresa pretende realizar um empreendimento que vai gerar empregos e prosperidade para uma região, mas a forma mais eficiente e racional de produzir o produto poluirá o principal rio que abastece a cidade. Você conhece as brechas da legislação para que a licença ambiental seja aprovada. Nesse caso, você utilizaria a forma mais racional para produzir seu produto? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: elianderson2011
11

Resposta:

A racionalização é um elemento importante em uma economia capitalista, onde o cerne do sistema é a diminuição de custos para a maior eficiência na produção com vistas ao lucro. Realmente, nesse sistema de racionalização, os "porquês" são ignorados e dá-se mais importância para o "como?" — os chamados "know how"(saber como) em detrimento dos "know what" (saber o que). Diante dessa realidade, podemos definir como sendo um critério de bom fim aquele que respeita as liberdades individuais dos demais e, como os antigos pensavam, aqueles que trazem um melhor aperfeiçoamento do indivíduo por meio das virtudes. No caso em questão, penso que a "racionalização" não respeitaria esses critérios, não contribuindo para o bem comum, portanto não utilizaria a forma mais racional de produzir o produto.

Explicação:

respondido por: lucassenna20
2

Resposta:esta ai

Explicação: A racionalização é um elemento importante em uma economia capitalista, onde o cerne do sistema é a diminuição de custos para a maior eficiência na produção com vistas ao lucro. Realmente, nesse sistema de racionalização, os "porquês" são ignorados e dá-se mais importância para o "como?" — os chamados "know how"(saber como) em detrimento dos "know what" (saber o que). Diante dessa realidade, podemos definir como sendo um critério de bom fim aquele que respeita as liberdades individuais dos demais e, como os antigos pensavam, aqueles que trazem um melhor aperfeiçoamento do indivíduo por meio das virtudes. No caso em questão, penso que a "racionalização" não respeitaria esses critérios, não contribuindo para o bem comum, portanto não utilizaria a forma mais racional de produzir o produto.

Perguntas similares