Respostas
Resposta:
Blog Universidade Católica de Brasília
Saiba como funcionam as vacinas e quem é o profissional responsável por criá-las
Escrito por Por Eduarda Santos | Sep 22, 2019 5:23:39 PM
O ditado popular “é melhor prevenir do que remediar” se aplica à vacinação. Seja em gotas ou injeção, ela é um meio seguro de proteção e fortalecimento da imunidade, sendo de grande importância para a saúde da população. Entenda como funcionam as vacinas e quem são os profissionais responsáveis por sua criação:
A importância da vacinação
A primeira vacina foi produzida em 1776, há mais de 200 anos. Era a vacina contra o vírus da varíola, hoje erradicado. Com os avanços tecnológicos na medicina, muitas das doenças comuns no Brasil e no mundo - como a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche -, deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Esse é um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos.
Mas mesmo com muitas doenças controladas, é importante atentar ao fato de que pessoas não vacinadas ainda podem ser a porta de entradas de doenças eliminadas no Brasil. Por isso, a importância da vacinação vai muito além da prevenção individual: quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato.
Como funcionam as vacinas
As vacinas têm por finalidade simular uma doença infecciosa, só que de forma segura, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. O que a vacina faz é gerar essa imunidade com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos.
Dessa forma, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade. Logo, a vacinação faz as pessoas desenvolverem imunidade sem que haja desenvolvimento da doença.
Toda vacina licenciada para uso passa antes por diversas fases de avaliação - dos processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final de aplicação. Além disso, elas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores rígidos e independentes.
Biomedicina ou Farmácia?
Embora ambas carreiras tenham o propósito de assegurar a saúde pública, na prática, os medicamentos e vacinas são elaborados de formas diferentes.
Enquanto o farmacêutico atua mais diretamente na produção e manipulação de remédios, o responsável pela produção de vacinas é o Biomédico especializado na área de Imunologia. Esse profissional lida diretamente com o estudo de doenças infecciosas e de mecanismos de tratamento e prevenção de patologias.
Apesar de a Biomedicina ser relativamente nova entre as ciências da saúde, ela é bastante diversificada. O Biomédico pode se formar em uma ampla gama de habilitações, como a microbiologia, micologia, citopatologia, biologia molecular, anatomia patológica e fisiologia e atuar em hospitais, universidades, centros de pesquisas e laboratórios. É principalmente dentro dos laboratórios de saúde pública que os biomédicos contribuem para a saúde da população como um todo.
Na universidade, a maior parte das matérias estudadas está no campo das Ciências Biológicas, como biologia celular e molecular, genética, hematologia clínica, que permitem ao estudante adquirir conhecimento teórico e prático sobre as possibilidades de usos de vacinas para tratamento e prevenção de inúmeras doenças.