Respostas
Resposta:
O que é Arte Bizantina?
É uma arte que surgiu em meio a um dos mais conturbados períodos para o Cristianismo, especificamente quando o Império Romano deu a ordem de matar Jesus Cristo, pois o considerava uma ameaça. Posteriormente à sua morte, os adeptos da religião (seguidores de Jesus) passaram a ser perseguidos e tiveram que se esconder em catacumbas para realizar os seus cultos.
Contudo, a perseguição aos cristãos foi proibida pelo Édito de Milão, outorgado pelo imperador Constantino no ano 313 d.C. Com isso, o Cristianismo foi reconhecido como religião e passou a ganhar força e crescer pelo mundo, surgindo assim, nos templos cristãos, a Arte Bizantina, um novo estilo de representação artística.
Características da Arte Bizantina
Devido ao período histórico em que se desenvolveu, um dos traços mais marcantes da Arte Bizantina é o seu caráter fortemente religioso.
Outro ponto de destaque é que, muitas vezes, o imperador e a sua esposa eram retratados entre Jesus e Maria, já que a sua figura era considerada uma referência sagrada, visto que ele tinha o importante papel de “governar em nome de Deus”.
Os artistas da época não podiam usar a sua criatividade para se expressar da forma como queriam. Eles deviam cumprir ordens de elaborar as obras exatamente como lhes era solicitado. Sendo assim, entre as características predominantes da Arte Bizantina, podemos observar:
- demonstração clara de poder do imperador ao colocá-lo em uma posição sagrada;
- caráter majestoso que demonstra riqueza e poder;
- frontalidade — as figuras eram sempre representadas em posturas frontais e rígidas;
- ligação direta com a Igreja Católica.
Por isso, muitos artistas que viviam em Constantinopla acabaram migrando para o Império Romano.
Explicação: