ATIVIDADES 1- O que foi o Renascimento?
2- Qual foi a origem do nome Renascimento?
3- Como os renascentistas chamavam a Idade Média? Por quê?
4- Explique as principais características do Renascimento.
5- O que foi o Humanismo e qual foi a sua contribuição para o movimento renascentista?
6- Quem foram os mecenas e de que maneira contribuíram com o Renascimento?
7- Um importante fator que contribuiu para a divulgação das obras renascentistas na Europa foi:
poucas linhas purfavo
Respostas
1) O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI.
2)Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente.
3) Idade das trevas, pois os renascentistas se colocaram como herdeiros do pensamento e da ciência.
4) Individualismo: O homem é colocado em posição central e passa a ser regido, não somente pela igreja, mas também por suas emoções e escolhas. Assim, ele torna-se um ser crítico e responsável por suas ações no mundo.
Racionalismo:Note que o racionalismo está intimamente relacionado com a expansão científica, de forma que busca uma explicação para os fatos, baseada na ciência. Em outras palavras, a razão é o único caminho para se chegar ao conhecimento.
5) O Humanismo Renascentista foi um movimento intelectual e filosófico que atingiu diversos setores da sociedade europeia entre os séculos XVI e XVI, mas, sobretudo, as área da educação e da cultura. ... A valorização da cultura greco-romana era uma das características do movimento Humanismo Renascentista.
6) Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio.
7) O Humanismo Renascentista era um movimento em que os humanistas que criticavam os valores medievais e defendiam uma nova ordem de idéias. O movimento valorizava o progresso e buscava revolucionar o mundo através da educação. Foi o grande responsável pela divulgação dos valores renascentistas pela Europa.