Respostas
Resposta:
O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente. Observa-se atualmente a maior participação do setor terciário tanto no emprego de mão de obra quanto na composição do PIB, o que se dá em variadas escalas territoriais. A esse fenômeno se dá o nome de terciarização da economia.
Resposta:
O Setor Terciário é a área da economia que integra as atividades do comércio e da prestação de serviços. Esse segmento está relacionado com a perspectiva que divide as práticas econômicas em três grandes áreas, das quais o setor primário é composto pela agropecuária e extrativismo, e o secundário é formado pela atuação das indústrias.
Em algumas perspectivas, costuma-se dividir o setor terciário, considerando-o apenas com o comércio e categorizando os serviços em um suposto setor quaternário da economia. No entanto, essa divisão não é aceita e nem empregada pelos órgãos nacionais e internacionais de estudos econômicos, a exemplo do IBGE e do Ipea.
O setor de serviços, no entanto, é muito amplo, pois envolve todos os bens “imateriais”, ou seja, tudo aquilo que é oferecido ao consumidor na forma de atividades, como consertos mecânicos e domésticos, auxílios para aparelhos e tecnologias, atividades educacionais, auxílio jurídico, telemarketing, lazer, turismo, segurança, transporte, entretenimento, entre outras.
Alguns exemplos de trabalhos no Setor Terciário são: professores, advogados, mecânicos, garçons, guias turísticos, atendentes comerciais, porteiros, seguranças particulares, vendedores, administradores, programadores, web designers, entre inúmeros outros. Todos esses profissionais exercem sua força de trabalho não para oferecer um produto material, mas por um serviço considerado útil ao consumidor.
O setor do comércio também acaba por incluir uma grande quantidade de trabalhadores informalizados, ou seja, que não são burocraticamente registrados e que não contribuem com impostos. Esse tipo de ocorrência é bastante comum em países subdesenvolvidos e emergentes, como o Brasil, e ilustra a categoria dos camelôs, dos vendedores ambulantes, entre outros.