Texto I
A professora Gertrudes apresentou o seguinte argumento sobre os estudos da linguagem em Roma:
Os estudos da linguagem em Roma ocorreram por influência da cultura linguística do povo grego, especificamente, por meio da referência de poetas e prosadores gregos consagrados e disseminadores de uma cultura registrada em livros que tinha como objetivo central transmitir e ensinar, aos descendentes da elite daquele tempo, “[...] a arte de escrever e falar corretamente; e de compreender os poetas” (FARACO, 2008, p. 137).
Situação:
A aluna Juranda é muito crítica e, após ouvir a professora, já iniciou suas reflexões e sem aceitar, passivamente, o ponto de vista teórico disse: “profe, porque preciso aprender sobre um assunto que aconteceu tão distante de mim?. Não é melhor pegarmos a gramática normativa, estudar as normas e fazer exercícios, em vez de ficar perdendo tempo com assuntos dos nossos ancestrais?”.
Referências:
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. [Unidade II].
Reflita sobre as justificativas da Professora Gertrudes que valida a importância do retorno linguístico histórico:
I) Para a professora Gertrudes é importante conhecer como funcionava os estudos da linguagem dos nossos ancestrais como fundamentação histórica de como a classe popular praticava sua língua materna nos eventos ocorridos nas praças públicas.
II) Para a professora Gertrudes é importante conhecer como funcionava os estudos da linguagem dos nossos ancestrais romanos porque, ainda hoje ela é aplicada na gramática descritiva do português brasileiro falado e defendida, na prática, pela classe trabalhadora.
III) Para a Professora Gertrudes é importante conhecer sobre os estudos da linguagem em Roma porque seus resultados ainda estão presentes nas normas atuais da gramática tradicional que mantém a política linguística de uma elite romana.
IV) Para a Professora Gertrudes é importante conhecer os estudos linguísticos romanos porque sua influência ainda perdura nos dias atuais, pois para compreender historicamente aspectos normativos da língua portuguesa brasileira, é necessário fazer um retorno a essa civilização antiga.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: III e IV
Explicação:
a gramática normativa provém da grécia antiga e roma que utilizavam para analisar documentos importantes e obras literárias. Como dito no enunciado, estava presente entre pessoas da alta sociedade, então não teria como ser passado pelas praças; até porque isso entra em assunto de filosofia e não linguística, que eram passados por oratória e não por documentos salvos, eliminando a I.
Resposta:
Marquei a I II e IV
Explicação:
III) Para a Professora Gertrudes é importante conhecer sobre os estudos da linguagem em Roma porque seus resultados ainda estão presentes nas normas atuais da gramática tradicional que mantém a política linguística de uma elite romana. ( A 3 fala elite romana e sabemos que não existe elite romana, a nossa língua é usual, popular)