Respostas
O pilar foi fabricado através do processo complexo de soldagem forjada e é composto por 99,72% de ferro com carbono, silício, fósforo e outros metais. Análise química feito por Sir Robert Hadfield em 1912. Essa pureza tão alta e quase nula (a pequena ferrugem que ocorre na porção subterrânea) é um testemunho da proeza metalúrgica daqueles que a construíram. Também foi confirmado que a temperatura requerida para construir tal pilar não pode ser conseguida pela combustão de carvão e consequentemente os ferreiros indianos antigos tinham desenvolvido métodos muito complicados de aumentar a temperatura e a forja do metal.
Análise estrutural do pilar revela que não foi fundido, mas fabricado em um incrível processo de forja e martelamento, com a solda de pedaços de ferro quente e pastoso, cada um pesando de 20 a 30 quilos, em um processo passo a passo. A superfície de pilar mantém ainda algumas das marcas de martelo.
Em um relatório publicado na revista Current Science, R. Balasubramaniam, do Instituto Indiano de Tecnologia de Kanpur, explica que a resistência do pilar à corrosão acontece devido a uma película protetora passiva, chamada “misawite”, um composto de ferro, oxigênio e de hidrogênio. A presença de partículas da segunda fase (como óxidos de ferro não reduzidos) na microestrutura do ferro, grandes quantidades de fósforo no metal e a molhagem e secagem alternadas sob condições atmosféricas são três dos fatores principais na formação dessa película protetora.
Esperto ter ajudado!