Respostas
Resposta:
planejamento da gravidez
Toda gravidez pressupõe uma série de cuidados que a mulher deve ter antes mesmo de iniciar a gestação. A formação de uma família é uma grande responsabilidade, e a chegada de um bebê deve estimular todos do ciclo familiar a adotarem hábitos mais saudáveis.
Se a mulher tiver alguma doença crônica — como hipertensão, diabetes ou asma —, é preciso fazer um acompanhamento mais frequente com o médico para controlar esses quadros. Dessa maneira, evita-se que os problemas impactem a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez.
O mesmo ocorre com mulheres obesas. Algumas medidas podem contribuir para o controle de peso e evitar problemas de coluna, por exemplo. Fale com seu médico sobre suas intenções e siga as recomendações que ele indicar.
2. Fique atenta durante os 3 primeiros meses
Os primeiros três meses de gravidez são considerados os mais críticos do processo. Como é o começo da formação do bebê, é muito importante que a mãe esteja atenta ao seu próprio estado de saúde para que a criança não seja impactada.
É nessa etapa que deve ser feita a complementação da dieta com ácido fólico para evitar problemas de formação no cérebro do feto. Essa fase é decisiva, e por isso a mãe deve eliminar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
O cartão de vacinas da mulher deve estar em dia, e ela só deve usar medicamentos que forem recomendados pelo médico. Fazer o pré-natal é fundamental durante a gestão, então fique atenta às datas das consultas.
Lembre-se ainda que nos primeiros meses os riscos de aborto são maiores, portanto as orientações do médico devem ser seguidas à risca.
3. Tenha uma alimentação saudável
Durante a gravidez, a mulher deve ter um cuidado especial com a alimentação.
É importante consumir alimentos que contenham os elementos essenciais a uma boa saúde como cálcio, ferro e zinco. Por isso, a dieta deve ser rica e variada e os intervalos entre as refeições devem ser menores. Procure consumir vários tipos de frutas (sempre bem lavadas), legumes cozidos, carnes bem passadas, peixes, fibras, derivados de leite e muita água.
É interessante contemplar todos os grupos de alimentos nas quantidades recomendadas. Evite o consumo exagerado de sal e açúcares, pois eles podem interferir na pressão arterial e até desencadear um quadro de diabetes gestacional.
Evite excessos, aquela história de que você deve comer por dois é uma falácia! É preciso ingerir nutrientes que garantam a saúde da mãe e do bebê.
4. Faça atividade física
A gravidez não deve ser vista como um problema de saúde, mas como um período especial da vida.
Fazer atividade física é sempre bom para a saúde, o importante é encontrar uma modalidade de acordo com as suas necessidades. Caminhadas leves, pilates e hidroginástica são opções recomendadas.