6.Leia o texto a seguir, que trata da Operação Amazônia, projeto que visava à exploração da Amazônia e ao remanejamento de indígenas Xavante da região, durante a ditadura civil-militar. Depois, responda as questões.
[...] Com base nesses registros, é possível calcular que de setenta a 160 indios Xavante pereceram em decorrência de uma transferência mal planejada, autorizada, mas não acompanhada pelo SPI (Serviço de Proteção ao Índio), que não levou em conta e não se preveniu de modo adequado sobre o risco de epidemia. A vacina contra o sarampo ja existia em outras partes do mundo, mas só foi introduzida no Brasil "no final da década de 1960 (1967-8), porém sua utilização era de forma descontinua". Mas a transferência em massa, a aglomeração de indios nos mesmos espaços e os novos contatos do grupo Suiá-Missu com diversos "civilizados", como a tripulação dos aviões, podem ter disparado e agravado a epidemia. [...] VALENTE. Rubens. Os fuzis e as flechas história de sangue e resistência indigena na ditadura São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 31
a) Qual o assunto tratado no texto?
b) Com base na leitura do texto, o que podemos perceber sobre o tratamen- to destinado aos povos indigenas durante a ditadura civil-militar?
c) Quais foram os possíveis motivos que desencadearam uma epidemia de sarampo entre os Xavante e os Suiá-Missu?
Respostas
respondido por:
21
Sobre o texto do enunciado, temos que a resposta certa é a:
a) O texto trata sobre a quantidade de mortes de índios em virtudes de doenças que eles não possuíam resistência a doença.
b) O tratamento era péssimo e pouco havia assistência. Isso porque no texto veja que a morte de vários índios ocorreram, pois, o governo militar foi descuidado em relação à disseminação de doenças.
c) Foi a transferência de povos indígenas para outras localidades em que a doença estava ativa sem haver aplicação de vacina nessas pessoas.
Isso causou a morte de diversas pessoas e o governo não agiu nesses casos.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás