3) (EFOMM) Na figura acima, tem-se duas cordas e uma fonte que vibra na frequência de 15Hz. Pode-se afirmar que, neste caso, a velocidade na corda A e a frequência na corda B valem, respectivamente: V a) 60 km/h e 15Hz. B b) 90 km/h e 15Hz. Fonte А c) 60 km/h e 20Hz. d) 166 km/h e 20Hz. 6 m e) 216 km/h e 15Hz.
Respostas
Resposta:
a)60 km/h e 15Hz.
Explicação:
confiaa.
A velocidade na corda "A" e a frequência na corda "B" é de 216 km/h e 15 Hz, sendo a letra "e" a alternativa correta.
Para resolver essa questão é necessário aplicar a equação fundamental da ondulatória que é , onde "v" é a velocidade em metros por segundo, "λ" é o comprimento da onda em metros e "f" a frequência em hertz.
Para calcular a velocidade na corda "a" deve-se assumir que a frequência na fonte é transmitida pela corda "b", sendo a mesma frequência de 15 hertz. O comprimento da onda será dado pela amplitude superior e inferior, é visto que o comprimento de 3 amplitudes é de 6 metros, para achar amplitude de 2 amplitudes pode-se realizar um regra de 3 da seguinte forma:
Tendo o comprimento de onda pode-se aplicar a equação fundamental da ondulatória da seguinte forma:
Como a resposta é dada em km/h é necessário converter a velocidade de m/s para km/h, pode-se fazer isso multiplicando por 3,6.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/36454502