• Matéria: Português
  • Autor: amandabitterbir
  • Perguntado 3 anos atrás

Artigo de opinião é um gênero dissertativo-argumentativo que tem por finalidade expor aopinião do autor e convencer o leitor a respeito de algum tema específico. Com base nos estudos realizados, fale sobre como um artigo de opinião deve ser escrito para convencer os leitores. * A privacidade se tornou um mito e, já que é impossível retroceder, é preciso gerir essa novaimagem públicaNão se iluda: as mídias sociais e as bases de dados de comércio eletrônico acabaram comqualquer pretensão de privacidade. Filtradas pelos algoritmos inteligentes dos mecanismos debuscas, elas facilitaram o acesso e a identificação de praticamente qualquer pessoa, por maisque respeitem o anonimato de seus usuários. Quando a informação é muita, não é difícil fazer cruzamentos únicos de variáveis. Quem vive naquele bairro, trabalha naquela empresa, come naquele restaurante, abastece o carro comaquela frequência, usa aquele computador e aquele telefone, acessa aqueles sites, clicanaqueles links e compra aqueles produtos é facílimo de rastrear.Já que é impossível (e bem pouco prático) viver fora do grid de informação digital, é preciso administrar a imagem pública em um ambiente em que até aspirantes a tuiteiros setornaram celebridades, mesmo sem fazer nada de célebre. Por maior que seja a diferença deinfluência entre o Tom Hanks e seu correspondente no século 2.0, os cuidados que ambos precisam ter com a exposição indesejada são bem próximos. A sociedade das opiniões públicas é mais rica e complexa do que aquilo que se chamava antigamente de "opinião pública", ficção sociológica que acreditava ser possível tirar a média do que era declarado e descartar o que desviasse do padrão. Com a popularidade de acesso aos meios de publicação, o indivíduo urbano, globalizado e massificado usa as redes como válvula de escape para manifestar sua identidade e, nesse processo, se expõe de forma inimagináve

Respostas

respondido por: anaclara6345
1

Existem algumas diferenças entre a dissertação e o texto dissertativo-argumentativo. É importante estarmos atentos ao que diferencia um tipo ou gênero textual de outros, pois essas diferenças são determinantes para que os textos cumpram com seus objetivos ao circularem na sociedade. Isso porque há textos que circulam nos mesmos suportes, como um jornal, mas que estão ali para cumprir distintos objetivos: informar, convencer, vender, parabenizar, entreter etc.

Há textos que cumprem outros objetivos além da dissertação/argumentação, como os tipos Narrativo, Descritivo, Expositivo e Injuntivo, os quais representam a base estrutural dos gêneros discursivos como contos, fábulas, cartas, artigos, charges, atas, relatórios, receitas etc.

Vejamos, então, o que diferencia a dissertação do texto dissertativo-argumentativo.

Dissertação

Podemos dizer que a dissertação é um tipo de texto. Ela é a base estrutural de vários gêneros discursivos que têm, entre outras finalidades, refletir e informar alguém a respeito de um assunto.

A dissertação é redigida em prosa, ou seja, estruturada por períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes). A estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O objetivo da dissertação é informar o leitor a respeito de um assunto, expor dados, pesquisas e a opinião de profissionais que possam esclarecer os leitores sobre o tema na sociedade. O autor da dissertação tem condições de analisar o eixo temático, expondo pontos positivos e negativos a respeito do assunto para que, assim, o leitor informe-se e posicione-se individualmente. Isso significa que não há opinião pessoal do autor na Dissertação, mas, sim, elementos que possam contribuir para que o leitor reflita criticamente e formule seus pontos de vista.

Explicação:

eu pesquisei li um pouco e acho q é isso <3

Perguntas similares