2- Os egípcios antigos acreditavam que o faraó, seu rei, era filho do deus- Sol. Acreditavam também na vida após a morte (...). Quando morria, cruzava a terra dos vivos para a terra dos mortos, onde se unia ao próprio deus-Sol(...). Com um rei que vivesse para sempre, o Egito podia desfrutar de todas as bênçãos que os deuses pudessem dar. Mas para assegurar isso o corpo do faraó tinha de ser preservado, ou o seu espírito morreria.
a- De acordo com o texto, quais eram as crenças dos egípcios antigos a respeito do faraó e da morte?
b- Por que era importante preservar, pela mumificação, o corpo do faraó?
c- Apenas o corpo do faraó era preservado? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
a)
R=Segundo o sistema de crenças egípcio, a morte consistia em um processo onde a alma se desprendia do corpo. Com isso, acreditavam que a morte seria um estágio de mudança para outra existência. Sendo o corpo compreendido como a morada da alma, havia uma grande preocupação em conservar o corpo dos que faleciam.
b)
R=Os egípcios desenvolveram avançadas técnicas de mumificação para a preservação dos corpos, pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte.
c)
R=Dos túmulos simples aos mais sofisticados, os egípcios sempre davam uma grande atenção para seus mortos. Portanto, as pirâmides eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte, para viver eternamente.