Respostas
Resposta
Durante grande parte das Revoluções Industriais não houveram muitas medidas para preservação do meio ambiente, sendo apenas em 1979, na terceira Revolução Industrial, a realização da conferência de Estocolmo, onde foi discutido as consequências da degradação dos recursos naturais. Dessa forma, a responsabilidade ambiental está relacionada ao capitalismo, haja visto o grande acúmulo de resíduos e a crescente poluição ambiental.
Relativo a aglomeração de matéria, a situação é dada devido ao consumo exacerbado. Hans Jonas aborda na obra "O Princípio Responsabilidade" a ideia de que o homem caminha para autodestruição caso não preserve as condições da vida humana em relação ao mundo que habita. Assim, o futuro não pode ser refém de atos irresponsáveis da atual sociedade, tornando-o improdutivo para as próximas gerações.
Outrossim, o cenário de destruição do ecossistema é motivado pela busca por espaço para urbanização, trazendo consigo a contaminação das águas, do solo e da atmosfera. No documento Agenda 21, assinado na reunião Eco-92, foi estabelecido o acordo entre 179 países para a elaboração de estratégias que tinham como objetivo alcançar o desenvolvimento sustentável. No entanto, 20 anos depois da sua criação, o diagnóstico da Agenda 21 é de fracasso, visto que muitos projetos não foram colocados em prática.