• Matéria: Contabilidade
  • Autor: thiaralamacieira
  • Perguntado 3 anos atrás

As empresas optantes pelo Lucro Real e pelo Lucro Presumido, recolhem seus tributos federais, estaduais e municipais em guias individuais, ou seja: cada tributo possui sua própria conta gráfica, sendo lançado e calculado em livros próprios conforme seus períodos de apuração, ao contrário das optantes pelo Simples Nacional.

Elaborada pela professora, 2021.​

Considerando uma empresa que seja optante pelo regime do Lucro Presumido, analise as afirmativas:

I. Terá PIS e COFINS apurados trimestralmente pela opção não cumulativa.
II. Ao optar pelo Lucro Presumido, o ICMS deverá ser tributado pela modalidade cumulativa.
III. Seu IR e sua CSLL terão como base de cálculo uma porcentagem estabelecida pela legislação federal, de acordo com a atividade da empresa, aplicada sobre seu lucro líquido.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III, apenas.


dgliborio: Você conseguiu resolvê-la? Pelas minhas pesquisas, não encontro nenhuma alternativa que esteja correta.
josianesifra: alternativa III apenas
angelalux: apenas a 3
porto80fagner: Acredito que a 3 esteja errada também, pois no livro fala que a base de calculo do IR e CSLL no Lucro Presumido é a receita bruta e na questão fala em receita líquida, acho que vai ser anulada.

Respostas

respondido por: lfsilva107
11

Resposta:

Alternativa 4 (I e III)

Explicação:


contato3487: Segundo Pêgas (2011, p. 556), “as empresas tributadas pelo lucro presumido ou com seu lucro arbitrado devem calcular o PIS e COFINS com base na regra cumulativa, utilizando alíquotas de 0,65% e 3%”. Portanto, podemos dizer que para as empresas tributadas pelo lucro real, o regime é o não cumulativo com alíquotas de 1,65% e 7,6% de acordo com a legislação (salvo exceções conforme Art. 10 da Lei 10.833/ 2003).
mascarenhasjuliana17: ACREDITO QUE ESTAJA CORRETA APENAS A III
contato3487: Eu marquei apenas a III
mascarenhasjuliana17: CONCORDO! É A III
Suzetee: Apenas a III.
motagleice: Pessoal a única resposta correta é 2 I. Terá PIS e COFINS apurados trimestralmente pela opção não cumulativa.
II. Ao optar pelo Lucro Presumido, o ICMS deverá ser tributado pela modalidade cumulativa.
III. Seu IR e sua CSLL terão como base de cálculo uma porcentagem estabelecida pela legislação federal, de acordo com a atividade da empresa, aplicada sobre seu lucro líquido.
motagleice: No presumido não utiliza a opção não utiliza a opção não cumulativa, o icms e tributado na modalidade cumulativa, o ir e a csll e pelo faturamento presumido e não pelo lucro liquido.
NASCEL: no lucro presumido apura o IR e CS com a aliquota de presunção de acordo com cada atividade.
leideluzia: A unica opção correta é a III. O PIS/Cofins é apurado trimestralmente mas de forma CUMULATIVA. Já o ICMS é apurado pela NÃO CUMULATIVIDADE.
respondido por: PetterBorsuk
8

Resposta:

Apenas a III;

Explicação:

A alternativa I está incorreta: PIS E COFINS são apurados mensalmente, independente de ser cumulativo ou não-cumulativo; IRPJ e CSLL que são apurados trimestralmente;

A alternativa II está incorreta: o ICMS sempre vai ser tributado pela modalidade não cumulativa conforme estabelecido em lei; (Página 152 livro Unicesumar);


NASCEL: somente III
Perguntas similares