• Matéria: Filosofia
  • Autor: emanuellesantanadeje
  • Perguntado 3 anos atrás

O CONSUMO CONSCIENTE

Consumir é um ato humano por excelência, que nos permite atender a necessidades vitais, próprias da sobrevivência, como alimentar-se, vestir-se e ter onde morar. Mas não só. O consumo abrange também tudo o que estimula o crescimento humano em suas múltiplas e imprevisíveis direções e como tal oferece condições para nos tornarmos melhores. Pelo consumo consciente participamos como pessoas inteiras, movidas pela imaginação, sensibilidade, inteligência e liberdade. Por exemplo, não comemos e bebemos apenas para saciar a fome ou a sede, mas temos preferências que o paladar apura, e usamos de criatividade para inventar novos pratos e bebidas saborosos. As necessidades de consumo variam conforme a cultura e também dependem de cada indivíduo. O que se observa é que o consumo nunca serve apenas para atender às necessidades humanas essenciais, pois ele assume um caráter simbólico quando emprestamos significado àquilo que desejamos comprar: satisfação física, intelectual ou espiritual, que pode variar da aspiração ao status social ao desejo daquele que espera apenas por comodidade. No entanto, o consumo não depende da pura subjetividade, uma vez que envolve a relação com outras pessoas e, por isso, supõe a avaliação do impacto sobre elas. Por exemplo, decisão de comprar apenas de empresas que não exploram mão de obra escrava nem abusam de trabalhadores subempregados, não adquiri produtos piratas, evitar o hábito do consumo exacerbado que leva ao desperdício e agir tendo em vista a sustentabilidade do planeta, entre outras expressões de conscientização do consumidor. Do mesmo modo consumo, consciente seria reconhecer o impacto de propagandas que manipulam nossas escolhas. Muitas vezes, o consumo dá ao indivíduo apenas a sensação provisória de saciedade e satisfação, ou o faz sentir-se ilusoriamente inserido socialmente. Além da compra de produtos, vale lembrar que "consumimos" também ideias, veiculadas pela mídia. A preferência pela leitura de determinada revista, jornal ou blog pode orientar fortemente nosso modo de pensar, caso não busquemos fontes diferentes que comparem e interpretem o mesmo fato. Por isso a pluralidade de veículos difusores de notícias é salutar na democracia e toda censura é perniciosa.


alguém poderia me ajudar por favor :/..​

Anexos:

Respostas

respondido por: thallesbianque
1

Resposta:

1) e um ato por excelência que nos permiti atender as necessidades vitais

2) como alimentar se vestir e ter a onde morar

3) porque oferece condições para que tornamos melhores

4) sim porque e um ato humano

5) participamos como pessoas inteiras, movidas pela imaginação, sensibilidade, inteligência e liberdade.

6)comemos e bebemos apenas para saciar a fome ou a sede, mas temos preferências que o paladar apura, e usamos de criatividade para inventar

novos pratos e bebidas saborosos.

7)pois ele assume um caráter simbólico quando emprestamos significado àquilo que desejamos

8) nenhum

9) eu não penso em nada

10)não depende da pura subjetividade, uma vez que envolve a relação com outras pessoas e, por isso, supõe a avaliação do impacto sobre elas.

11)vale lembrar que "consumimos" também ideias, veiculadas pela mídia. A preferência pela leitura de determinada revista, jornal ou blog pode orientar fortemente nosso modo de pensar, caso não busquemos fontes diferentes que comparem e interpretem o mesmo fato.

12) desenha uma cachoreira


thallesbianque: se for possível me marca como melhor resposta
emanuellesantanadeje: obrigada mesmo pela sua resposta
thallesbianque: de nada quando precisar me avisa
thallesbianque: Emanuelle vc ta ai eu preciso me desabafar com vc
emanuellesantanadeje: oii
emanuellesantanadeje: pode falar
thallesbianque: e porque eu tinha uma namorada mas ela me traiu
thallesbianque: com um cara que nem ama ela
thallesbianque: eu so demorei responder e porque eu tava brigando com ele
Perguntas similares