Respostas
Resposta:
No dia 2 de outubro, a população colombiana participará de um referendo para sancionar ou rejeitar um acordo de paz selado entre o governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc). Para que haja o efetivo abandono das armas e a reintegração civil e política dos membros do grupo, muita coisa ainda precisa ser implementada, mas o acordo é um passo importante e inédito para o fim da guerra civil colombiana, que já dura 52 anos.
As Farc surgiram em 1964, como um movimento guerrilheiro de cunho socialista. Descontente com a situação econômica e social da Colômbia, o grupo tenta criar esferas de poder paralelo e, para isso, utiliza táticas de guerrilha como sequestros, mortes e pressões diplomáticas.
Atualmente, as Farc são muito criticadas pelas ações terroristas e por serem sustentadas pelo tráfico de drogas. A Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína e o país sofre forte atuação do narcotráfico desde 1980. O envolvimento do movimento guerrilheiro com o tráfico de drogas teve início na década de 1990 e fez com que as Farc se tornassem milionárias.
Outros conflitos na América Latina
Apesar da guerra civil colombiana ser o mais antigo, existem outros sérios conflitos políticos na América Latina.
Explicação:
bons estudos