Relacione as colunas ao considerar as informações sobre as adaptações biológicas ocasionadas ao se associar com a prática de atividade física por meio de programas de exercícios físicos resistidos e sobre mudanças no tecido muscular com o avanço da idade ou devido a doenças.
Coluna A
1 – Hipertrofia transversa
2 – Hipertrofia longitudinal
3 – Sarcopenia
4 – Dinapenia
Coluna B
I - Perda de massa muscular observada com o avanço da idade.
II - Aumento do comprimento de sarcômeros com o treinamento físico.
III - Aumento da área de secção transversa muscular promovida com o treinamento físico.
IV – Redução da capacidade de produzir força muscular relacionada com o avanço da idade.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Alternativas:
a)
1-I; 2-II; 3-III; 4-IV.
b)
1-II; 2-III; 3-IV; 4-I.
c)
1-III; 2-II; 3-I; 4-IV.
d)
1-III; 2-II; 3-IV; 4-I.
e)
1-II; 2-III; 3-I; 4-IV.
Alternativa assinalada
2)
As estratégias no combate e prevenção das doenças associadas à obesidade, envolvem a prática adequada de atividade física ou de orientação de programas de exercícios físicos com foco na aptidão física, com relação a dimensão morfológica, ou seja, para controle do peso ou combate a obesidade como uma importante estratégia da área da saúde. Para isso é importante avaliar o componente morfológico, principalmente para diagnosticar o grau de obesidade e o risco ao qual o indivíduo está exposto.
Assim, considerando uma pessoa do sexo masculino, de 32 anos, com o seu peso corporal medindo 130 Kg e a sua estatura medindo 180 cm, qual seria o seu índice de massa corporal [IMC(Kg/m2) e sua classificação quanto ao seu grau de obesidade.
Equação 1: Índice de massa corporal = peso corporal (Kg) ÷ estatura (m2)
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
IMC (Kg/m2) = 0,04, obesidade grau I
b)
IMC (Kg/m2) = 36,11, obesidade grau II
c)
IMC (Kg/m2) = 40,62, obesidade grau III
d)
IMC (Kg/m2) = 40,12, obesidade grau III
Alternativa assinalada
e)
IMC (Kg/m2) = 40,00, obesidade grau II
3)
Analise as seguintes afirmativas, sobre as adaptações observadas com a prática da atividade física sobre o componente cardiorrespiratório.
I - A melhora na capacidade cardiorrespiratória com a atividade física é de grande importância, pois se mostra inversamente proporcional aos indicadores de risco cardiovascular na população, ao risco de morte por todas as causas e por uma variedade de cânceres.
II - As variáveis fisiológicas que podem oferecer informações para que seja possível avaliar a capacidade e função do sistema cardiorrespiratório, se traduz na capacidade do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigênio (O2) em nível máximo, com a exalação de dióxido de carbono (CO2)], mediante a aplicação de testes aeróbios pela avaliação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx).
III - A interpretação do consumo máximo de oxigênio, é influenciado pela idade e sexo, sendo estes parâmetros considerados na avaliação mediante tabelas de referências.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II, apenas.
e)
I, II e III.
Alternativa assinalada
4)
A literatura científica aponta para uma relação inversa entre a prática da atividade física com a presença ou estado de depressão.
Como pode ser analisado esse comportamento entre a relação com percepção da autoestima e prática de atividade física para a população?
Analise as alternativas e escolha àquela que completa a informação apresentada anteriormente.
Alternativas:
a)
Há também uma relação inversa entre a prática de atividade física com percepção da autoestima para a população.
b)
Essa relação não se mostra da mesma forma, pois não qualquer relação entre a prática de atividade física com percepção da autoestima para a população.
c)
A relação entre a prática de atividade física com percepção da autoestima para a população ocorre de forma heterogênea a depender das condições regionais de cada país.
d)
Há uma relação positiva, indicando que quanto maior prática de atividade física maior será a percepção da autoestima para a população, principalmente com a pessoa idosa.
e)
Não existe um padrão esperado quanto a possíveis associações entre a prática de atividade física com percepção da autoestima para a população.
I, II e III.
4d)
Há uma relação positiva, indicando que quanto maior prática de atividade física maior será a percepção da autoestima para a população, principalmente com a pessoa idosa.
Respostas
respondido por:
52
Resposta:
1 - c) 1-III; 2-II; 3-I; 4-IV.
2 - d) IMC (Kg/m2) = 40,12, obesidade grau III
3 - e) I, II e III.
4 - d) Há uma relação positiva, indicando que quanto maior prática de atividade física maior será a percepção da autoestima para a população, principalmente com a pessoa idosa.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
respondido por:
9
Resposta:
1 - c) 1-III; 2-II; 3-I; 4-IV.
2- d) IMC (Kg/m2) = 40,12, obesidade grau III
3- e) I, II e III.
4- d) Há uma relação positiva, indicando que quanto maior prática de atividade física maior será a percepção da autoestima para a população, principalmente com a pessoa idosa.
Explicação:
AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
1-III; 2-II; 3-I; 4-IV.
2 IMC (Kg/m2) = 40,12, obesidade grau III