Respostas
Resposta:
O conflito teve início em 2017, quando o presidente norte-americano Donald Trump tarifou produtos chineses. O objetivo era estimular a compra de produtos nacionais, aumentando assim a criação de empregos.Essa movimentação afetou a economia do mundo inteiro. Você, certamente ouviu notícias sobre os efeitos dessa guerra econômica.
No entanto, para entender como esses eventos podem impactar diretamente seus investimentos, é preciso conhecer um pouco melhor a história do conflito.
Pensando nisso, criamos esse artigo para explicar tudo que você precisa entender sobre a guerra comercial entre EUA e China.
Explicação:
A guerra comercial teve seu início formal em 6 de julho de 2018. Porém, as tarifas americanas sobre produtos chineses entraram em vigor a partir da eleição de Trump, em 2016.
Em 2018, o presidente norte-americano aplicou novas tarifas alfandegárias, aumentando 25% o imposto de centenas de produtos tecnológicos chineses. O valor total da tributação atingiu US$ 34 bilhões.
Em resposta, a China também tributou importações dos EUA. No final do mesmo ano, houve uma tentativa de firmar um acordo, durante o G20, na Argentina.
Os líderes dos dois países anunciaram uma trégua e deram início a uma negociação de 90 dias. O objetivo era tentar evitar ainda mais danos nas relações comerciais dos países.
Em maio de 2019, já nas vésperas da conclusão das negociações, Trump anunciou um aumento nos impostos alfandegários, subindo de 10% para 25% a tributação sobre mercadorias chinesas.
O montante estimado com esse aumento chegou a US$ 200 bilhões – quase sete vezes mais do que na primeira alta dos impostos, em 2018.
Em resposta, a China também elevou as tarifas sobre os produtos americanos para 25%. Além disso, Pequim não cumpriu a promessa de aumentar a compra de produtos agrícolas e energéticos norte-americanos.
Após vários ataques e contra-ataques, China e EUA concordaram com a suspensão de novas tarifas sobre importações, em dezembro de 2019.