1) Por que podemos afirmar que os processos de INDEPENDÊNCIA ocorridos na América Latina não alteraram a subordinação dessa região a outras nações RICAS?
2) De que forma a dominação econômica da América Latina satisfazia os interesses Ingleses nessa fase do séc XIX?
3) Conceitue o termo IMPERIALISMO e explique de que forma o mesmo atuou na América Latina no séc XIX?
Respostas
A independência dos países da América Latina não alterou a subordinação dessa região aos países ricos devido a colonização de exploração e fragilidade econômica pós-independência.
1) Os países da América Latina, ao contrário dos países da América do Norte, passaram por uma colonização de exploração, na qual estabeleceu-se uma produção focada na monocultura e a exploração de recursos naturais a serem exportados para os países ricos. Dessa forma, os países latinos desenvolveram uma economia focada apenas em atender as demandas externas, sem nenhuma estruturação para suprir os interesses nacionais, focados em atividades produtivas de baixo valor agregado (matérias-primas) e com pouca industrialização, sendo dependentes de países ricos para importar bens de consumo.
2) No século XIX, a Inglaterra passava pela Segunda Revolução Industrial, período no qual os ingleses necessitavam de muita matéria-prima para a sua produção e de um mercado para consumir sua produção industrial de maior valor agregado. Assim, a dominação econômica da América Latina supria as necessidades dos ingleses, pois os países latinos exportavam matéria-prima e eram um mercado aberto à produção industrial inglesa.
3) Após a independência, esses países latinos de economia fragilizada continuaram subordinados aos países ricos devido ao imperialismo - especialmente os Estados Unidos -, fenômeno no qual os países ricos buscavam ampliar a sua influência política e econômica, a medida que fortaleciam a sua economia explorando a dos países pobres.