oana é viúva e cria cinco filhos. Em sua residência possui quatro empregados: Cida, Maria, Débora e Osvaldo. Cida é a cozinheira; Débora é a auxiliar do lar com as funções de lavar louças, inclusive a excedente de atividades empresariasi de Joana, lavar e passar roupas, bem como arrumar toda a casa e adjacências usadas para atividade econômca da empregadora; Maria é a baba de seus filhos e Osvaldo foi contratado como motorista da família com a função principal de levar e buscar seus cinco filhos na escola. Considerando que a comida feita por Cida possui grande qualidade, Joana faz da sua residência um restaurante no horário do almoço. Nesse caso, NÃO é(são) considerado(s) empregado(s) domésticos:
( ) Cida, apenas.
( ) Cida, Débora e Maria, apenas.
( ) Osvaldo, apenas.
( ) Cida e Débora, apenas.
( ) Cida, Débora, Osvaldo e Maria.
Respostas
Resposta:
Cida e Débora, apenas.
Explicação: Corrigido DNM.
Cida e Débora, apenas.
O doméstico presta serviços a um tomador (pessoa física, família ou grupo de pessoas físicas) que não busca, na energia de trabalho tomada, qualquer finalidade lucrativa. A intenção do empregador doméstico é de mero consumo da força de trabalho.
Assim, vejamos: Cida é cozinheira. Como na residência há também um restaurante (finalidade lucrativa), Cida não é doméstica;
* Débora arruma toda a casa. Como na residência há também um restaurante, e principalmente este tipo de estabelecimento deva ser sempre arrumado, Débora não é doméstica;
* Maria é a babá dos filhos de Joana. Não tem, portanto, qualquer ligação com o restaurante, pelo que é doméstica;
* Osvaldo é motorista da família, e sua função principal é levar e buscar os cinco filhos de Joana na escola. O enunciado não menciona nenhuma ligação de Osvaldo com o restaurante, pelo que ele também é doméstico.
Resposta:
Cida e Débora apenas
Explicação:
Cida e Débora não são consideradas empregadas domésticas, uma vez que elas exercem uma atividade que gera lucro, qual seja, restaurante, para a empregadora Joana.