• Matéria: Biologia
  • Autor: propescablazer
  • Perguntado 3 anos atrás

1) Em sucessões ecológicas, tanto na sucessão primária, como na sucessão secundária, as espécies pioneiras são as primeiras a povoarem ou repovoarem os ambientes até então desprovidos de comunidades biológicas. Estas espécies pioneiras, diferentemente das espécies que ocorrem em comunidade climax, são altamente adaptadas aos ambientes inóspitos, como: falta de solo, indisponibilidade de água e de substâncias minerais, além da intensa luminosidade com elevadas temperaturas no local.

2) Os liquens são associações mutualísticas entre fungos e algas altamente adaptados para viverem sobre rochas e outros ambientes desprovidos de solo e com escasses hídrica, motivos pelos quais, formam importantes comunidades pioneiras de uma sucessão ecológica, como por exemplo, colonização de rochas e solos pedregosos.

3) O conceito de nichos ecológicos relaciona-se com o princípio da exclusão competitiva ou princípio de Gause; isto é, ainda que duas ou mais espécies vivam no mesmo habitat, o fato de terem nichos ecológicos suficientemente distintos faz com que ocorra uma diminuição da competitividade entre os indivíduos das espécies envolvidas, como por exemplo, diminuição da competição por alimentos entre os indivíduos da comunidade.

4) Na relação ecológica interespecífica denominada predação, a eliminação de uma espécie carnívora que ocupe o topo da teia trófica poderá ser substituído por outros carnívoros, caso ocorram no mesmo habitat e que se adequem a novo nicho ecológico, sem que haja prejuízos ao ecossistema. Isto tem evitado o efeito denominado “cascata trófica”, no qual as perdas ocorridas no topo das cadeias alimentares causam forte impacto em muitas outras espécies de animais e plantas.

5) Na relação ecológica denominada cooperação intraespecífica formada pela colônia heteromorfa denominada caravela-portuguesa, os indivíduos da colônia apresentam uma elevada especialização e divisão de funções que acabam se comportando como órgãos de um único organismo. Já, nas sociedades, como: abelhas, cupins, formigas, os indivíduos manifestam um alto grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho, com relativa independência e mobilidade entre si.​

Respostas

respondido por: zefinhaxavier48
0

Resposta:

Olá Convido você a desaparecer novas possibilidades e de cobrir transformações digitais dicas para esporte de rede parede Pois vamos falar sobre vôlei tênis seja meu convidado vamos lá


zaziterezao: cade a resposta mano?
Perguntas similares