Epistaxe devida a exercício físico intenso ocorre nos equídeos, e, nesses casos, o sangue é originário dos pulmões. Essa doença tem uma alta prevalência na população de equinos praticantes de corridas.
Os equídeos podem apresentar ___________________. Embora a etiopatogênese não seja bem conhecida, essa condição geralmente ocorre após esforço físico, como corrida ou treinamento, e se deve à ruptura de _______________________ no parênquima pulmonar. Até ________ dos cavalos examinados por endoscopia depois de uma corrida apresentam certo grau de hemorragia, mas somente 0,2 a 10% apresentam epistaxe. Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
Hemorragia pulmonar induzida pelo exercício – capilares – 80% CORRETO
b.
Hemorragia pulmonar induzida pelo exercício – brônquios – 5%
c.
Hemorragia pulmonar induzida pelo exercício – capilares – 5%
d.
Obstrução recorrente das vias aéreas - capilares – 80%
e.
Obstrução recorrente das vias aéreas - brônquios – 80%
Respostas
Resposta:
A alternativa A) está correta
Explicação:
O fenômeno da hemorragia pulmonar relacionada ao exercício de elevada freqüência de HPE encontrada em eqüinos PSI de 5 anos consideraram tratar-se de uma cronicidade das lesões pulmonares associada à exposição contínua aos treinamentos e corridas, desfavorecendo as condições pulmonares e levando a hemorragia pelo esforço. Este efeito sendo agravado com a idade do animal.
A hemorragia pulmonar pode resultar de um infarto pulmonar (alveolite hemorrágica), ou ter origem localizada, como a ruptura de uma arteríola brônquica associada à estase e hipertensão venosa da pequena circulação local.
Especialistas na área asseguraram que a hemorragia pulmonar foi detectada em mais de 95% dos PSI examinados com sangramento pelas narinas em decorrência do exercício.