Como a produção cafeeira contribuiu para o início da industrialização no Brasil? Com a crise do café, dívidas, e com a instalação de ferrovias. Parte do lucro obtido com o café foi investido na importação de máquinas, também teve as instalações das infraestruturas de transportes (ferrovias). Com a instalação de fábricas de produção e de empacotamento de café. Outro:
Respostas
A produção cafeeira causou no decorrer de décadas o desenvolvimento de uma classe social caracterizada por uma aristocracia burguesa que visava desenvolver uma infraestrutura industrial nos moldes do mercado internacional.
Ao longo das décadas, o ciclo do café consolidou a ascensão da aristocracia agrária latifundiária cujos lucros, sobretudo na região do Rio de Janeiro e Minas Gerais, refletiram-se na ostentação de residências e posses. Na região de São Paulo, todavia observa-se outro movimento no qual desenvolve-se uma classe social burguesa que visa estabelecer seus interesses econômicos direcionados para a industrialização e mais relacionados ao sistema capitalista internacional. Nesse sentido, observa-se o gradativo aumento da contratação da mão de obra assalaria, a defesa ao fim da escravidão e uma crescente pressão para incentivos governamentais para o fomento da indústria.