• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rhenildomendes
  • Perguntado 3 anos atrás

4) Historicamente a erradicação do analfabetismo no Brasil, durante longo período, foi quase imperceptível devido à pouca preocupação do governo brasileiro, para com a educação básica. Em diferentes décadas, até os dias atuais, pode-se observar muitos adolescentes e adultos que deixam de frequentar a escola por motivos alheios a sua vontade. Seguindo esse raciocínio, realize a leitura das afirmativas, indicando a CORRETA:

Alternativas:
a) Coube aos jesuítas, a educação dos escravos. Eles propunham uma educação centrada na criticidade.
b) A alfabetização de adultos, por volta de 1930, incentivava a valorização dos rudimentos da leitura e da escrita.
c) Maioria da população elitizada, durante o Império, se alfabetizava aos pares, pois já participavam de muitas atividades intelectuais.
d) Durante a Ditadura Militar o MOBRAL foi extinto pois já não auxiliava de maneira efetiva na alfabetização da população.
e) As campanhas de alfabetização durante o Período Republicano, desenvolvidas com apoio da sociedade civil, permitiu a erradicação do analfabetismo em muitas regiões do país.

Respostas

respondido por: isacbarros33
10

Resposta:

Resposta:

1-As contribuições de Paulo Freire para com a educação de adultos, procuraram superar a dicotomia existente entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, entre o ensinar e o aprender.

2-Apenas em I, II, III

3-a alfabetização na EJA, somente ganha sentido se o aluno conseguir aprender algo, além de juntar letras.

4-A alfabetização de adultos, por volta de 1930, incentivava a valorização dos rudimentos da leitura e da escrita

5-Atualmente a escolarização vem acompanhada de novas exigências educacionais ligadas ao mundo do trabalho e a formação profissional.

Explicação:

Perguntas similares