A qualidade dos medicamentos e cosméticos, assim como todos os produtos obtidos por processos industriais, é avaliada por meio de uma série de analises laboratoriais realizadas com o produto final, após todos os processos finalizados. É necessário garantir a segurança e eficácia adequadas para o consumo, evitando os efeitos indesejáveis. A avaliação quantitativa das substâncias presentes em uma formulação faz parte do rol de analises físico-químicas necessárias para a comprovação e liberação do produto para consumo, todas as matérias-primas presentes devem ser especificadas e quantificadas.
A titulação volumétrica é uma técnica amplamente utilizada para determinar o teor de uma substância presente em uma amostra a partir de sua reação química com uma solução de outra substância, de concentração conhecida. Para realizar a titulação de um ácido, como o acetilsalicílico, é necessária uma solução contendo uma base, para que ocorra uma reação ácido-base, também chamada de reação de neutralização.
O ácido acetilsalicílico é o princípio ativo da aspirina, medicamento bastante conhecido que possui propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas. Em uma indústria farmacêutica e cosmética, o ácido acetilsalicílico estava sendo testado em novas formulações e uma das analises exigidas foi o seu doseamento nos produtos finais. No laboratório, o analista de controle de qualidade realizou uma titulação para a dosagem do ácido acetilsalicílico, para isso, pesou 1,500 g da amostra contendo o ácido, adicionou 20 mL de água deionizada para solubilizar a amostra, transferiu para um erlenmeyer, adicionou mais 30 mL de água deionizada e agitou. Após, adicionou 2 gotas de fenolftaleína, indicador ácido-base, e realizou a titulação com uma solução padrão de hidróxido de sódio, NaOH, na concentração de 0,10 mol/L. O ponto de viragem foi observado pelo aparecimento da cor rosa e ocorreu com a adição de 12,0 mL de NaOH.
Qual é a porcentagem de ácido acetilsalicílico na amostra titulada?
Respostas
respondido por:
6
→ Inicialmente, calcula-se a quantidade de mols de NaOH:
n = M . V
n = 0,1 . 0,012
n = 0,0012 mol NaOH
→ Em seguida, calcula-se a massa de ácido acetilsalicílico gasto na titulação:
C₈O₂H₇COOH + NaOH → C₈O₂H₇COO⁻Na⁺ + H₂O
180,158 g ASS ----- 1 mol NaOH
m ----------------------- 0,0012 mol NaOH
m = 0,2162 g C₈O₂H₇COOH
→ Finalmente, calcula-se a porcentagem de ácido acetilsalicílico na amostra:
1,500 g ------- 100%
0,2162 g ----- %P
%P = 14,41%
Escolha a melhor resposta !!
respondido por:
0
concordo com a resposta a cima
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás