Em 2001, a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultural, em sua 31ª sessão, reafirmando o seu compromisso com a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais proclamadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros instrumentos universalmente reconhecidos, cria a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.
O artigo primeiro dessa declaração determina o seguinte:
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade das identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o género humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Neste sentido, constitui o património comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
Com base no texto e em conformidade com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural assinale a alternativa CORRETA:
a.
Qualquer pessoa deverá poder expressar-se, criar e difundir suas obras obrigatoriamente na sua língua materna.
b.
Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano como a diversidade espiritual o é para a natureza.
c.
A diversidade cultural amplia as possibilidades de escolha à disposição de todos e é uma das origens do desenvolvimento, entendido apenas em termos de crescimento econômico.
d.
Nas nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir o distanciamento das pessoas e grupos com identidades culturais plurais, variadas e dinâmicas para não provocar conflitos.
e.
Qualquer criação tem por origem as tradições culturais, mas apenas se desenvolve plenamente em contacto com outras culturas. É por esta razão que o património, em todas as suas formas, deverá ser preservado, valorizado e transmitido às gerações futuras.
Respostas
Resposta:
E
Qualquer criação tem por origem as tradições culturais, mas apenas se desenvolve plenamente em contato com outras culturas. É por esta razão que o património, em todas as suas formas, deverá ser preservado, valorizado e transmitido às gerações futuras.
Explicação:
DIVERSIDADE CULTURAL E CRIATIVIDADE
Artigo 7 – O patrimônio cultural, fonte da criatividade
Toda criação tem suas origens nas tradições culturais, porém se desenvolve plenamente em contato com outras. Essa é a razão pela qual o patrimônio, em todas suas formas, deve ser preservado, valorizado e transmitido às gerações futuras como testemunho da experiência e das aspirações humanas, a fim de nutrir a criatividade em toda sua diversidade e estabelecer um verdadeiro diálogo entre as culturas.