• Matéria: Pedagogia
  • Autor: camilagoes09
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir.
Bolo de rolo

O bolo de rolo, uma espécie de rocambole com camadas finíssimas de pão de ló, é um doce brasileiro, originário de Pernambuco, reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Estado, em 2007, pela Lei Ordinária n. 379.
Considerado como uma das especialidades típicas da cozinha pernambucana, assim como o famoso bolo Souza Leão (também reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, em 2008), o bolo de rolo derivou-se do bolo português conhecido como c olchão de noiva, que era recheado com amêndoas. No Brasil, o colchão de noiva foi se transformando e sofrendo adaptações devido à falta de ingredientes das receitas originais na região Nordeste.
O recheio de amêndoas acabou sendo substituído por goiabada, de preferência feita em casa. A massa passou a ser enrolada em camadas cada vez mais finas. Ao final, o bolo ficou parecido com um rolo, daí a origem do seu nome. Era servido como sobremesa ou lanche. Um visitante ilustre não poderia sair de uma casa sem degustar uma fatia de bolo de rolo. Dessa maneira, foi sendo utilizado como forma de estreitar os laços de amizades, como forma de agradecimento, como presente e até para “amolecer corações”. Até o papa João Paulo II, quando da visita ao Recife, em 1980, provou uma fatia. Passando a ser cada vez mais conhecido e divulgado, o bolo de rolo ganhou fama e começou a ser feito em praticamente todos os estados do Nordeste brasileiro, embora o original de Pernambuco guarde características diferentes tanto no sabor como na maneira de fazer. Turistas, e até pessoas de outros estados, "encomendam" o doce a algum amigo ou parente quando têm oportunidade. Hoje, o bolo de rolo e o Souza Leão são receitas protegidas, conservadas e valorizadas por sua importância histórica, cultural e gastronômica para o país.


Com base na leitura, avalie as afirmativas.
I. A adaptação às condições da natureza brasileira provocou mudanças na receita do bolo colchão de noiva e deu origem à produção do bolo de rolo, iguaria reconhecida como tipicamente pernambucana.
II. A Lei Ordinária n. 379/2007 visa a proteger o direito do estado de Pernambuco de ser o único produtor nacional do bolo de rolo, do bolo Souza Leão e do bolo colchão de noiva.
III. O bolo de rolo pernambucano representa tradições que se mantiveram inalteradas ao longo do tempo, o que garantiu ao doce ser hoje uma receita protegida, conservada e valorizada por sua importância histórica, cultural e gastronômica para o Brasil.


eliane029: I, apenas.
arianebsc2009: I, apenas.
ruantodao395: Enade 2017 – com adaptações) Leia o texto a seguir.
O sistema de tarifação de energia elétrica funciona com base em três bandeiras. Na bandeira verde, as condições de geração de

Respostas

respondido por: carlosaugustocom
6

Resposta:

1

Explicação:

No Brasil, o colchão de noiva foi se transformando e sofrendo adaptações devido à falta de ingredientes das receitas originais na região Nordeste. O recheio de amêndoas acabou sendo substituído por goiabada, de preferência feita em casa.

respondido por: martinkoliveira
8

A(s) alternativa(s) correta(s) sobre o bolo de rolo é: I, apenas.

A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:

I - A primeira afirmativa está CORRETA, uma vez que a receita do bolo de rolo se alterou por diversas vezes, muito por conta de haver falta de alguns ingredientes em alguns momentos, o que fazia os cozinheiros adaptassem novos ingredientes.

II - A segunda afirmativa está ERRADA, pois a Lei Ordinária n. 379/2007 objetiva apenas fazer com que o bolo de rolo seja patrimônio histórico e cultural de Pernambuco.

III - A terceira afirmativa está ERRADA, porque as tradições do bolo de rolo, como já visto, foram alteradas conforme o passar do tempo.

Veja questão relacionada aos patrimônios históricos em:

https://brainly.com.br/tarefa/9497829

Anexos:
Perguntas similares