Respostas
A violência no Brasil apresenta elevados índices. O Brasil está entre os países mais violentos do mundo. Não há segurança em lugar nenhum e os problemas sociais surgem ao lado da violência de todas as formas.
Muitos políticos defendem a ampliação e o acesso às armas por parte da população, os mesmos afirmam que isto seria uma forma de defesa para o povo.
Entretanto, armar a população não vai reduzir o problema da violência, pelo contrário, liberar armas é facilitar a violência. Milhares de crimes são cometidos por motivos fúteis e passionais. Armar uma população apenas incentiva mais ainda a violência. Muitos indivíduos que passam a aparência de cidadãos "normais" só precisam de uma arma para cometer atrocidades.
Facilitar o acesso às armas em uma sociedade repleta de problemas sociais, onde os índices de violência já são elevados e no qual há um adoecimento moral dos próprios indivíduos, consiste em um equívoco. Outro detalhe é que muitas pessoas não têm condições psicológicas para portar armas, o número de assassinatos por meros desentendimentos como discussões no trânsito e os índices de suicídios cresceriam de modo significante.
A solução não é armar a população e sim acabar com a impunidade. Medidas mais severas são necessárias, como a prisão perpétua, sem direito às saídas por parte dos presos, além da construção de novos presídios. Quanto mais violenta for uma sociedade, maior é a necessidade de punições mais severas.