Respostas
Resposta:
Exposição reduzida da economia regional ao mercado externo. Cancelamento ou adiamento de grandes projetos de investimentos previstos para entrarem em operação no curto prazo. Forte dependência de programas de transferência de renda (Bolsa Família e aposentadoria)
Resposta:
1- Entre as causas apontadas para a crise econômica está, além da já mencionada crise política, o fim do ciclo de alta dos preços das commodities no mercado externo, que afetou as exportações brasileiras e diminuiu a entrada de capital estrangeiro no país.
2- A crise econômica foi acompanhada e intensificada por uma crise política que teve início ainda em 2013 com as Jornadas de Junho. Contudo, a crise se agravou em março do ano seguinte com os escândalos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato. Alguns meses mais tarde, na eleição presidencial de 2014, Dilma Rousseff reelegeu-se para seu segundo mandato, derrotando o candidato Aécio Neves por uma margem estreita, o que gerou insatisfação em parte da sociedade e entre os oposicionistas. Esses fatores, somados ao início da crise econômica, contribuíram para o aumento generalizado da insatisfação popular em relação à política, resultando em protestos contra o governo por todo o país. Em 2016, Dilma foi afastada do cargo por um processo de impeachment, tendo assumido seu vice, Michel Temer, que também foi alvo de protestos.
Explicação:
Porque o Nordeste passava por uma grande crise financeira?
Na região Nordeste, a produção açucareira sofria os impactos impostos pela concorrência Antilhana e a produção de açúcar de beterraba na Europa. Por isso, as sacas de açúcar brasileiras tiveram seu valor depreciado, prejudicando várias regiões econômicas nordestinas.
espero ter te ajudado
marca como melhor a resposta