Durante o processo de ensino-aprendizagem, é fundamental que o professor apresente visão holística frente ao erro do aluno. Torre (2007, p. 27) também destaca o erro como uma fonte de conhecimento e ensino, e não como represália do pensamento: “As intervenções do professor não pretendem limpar o caminho de dificuldades, nem evitar os erros, nem provocá-los, mas utilizá-los quando surgem. [...] Não há erro quando não se atua. Desse modo, se passa da evitação sistemática do erro (aprendizagem como domínio de conteúdos) à sua utilização como estratégia para o ensino-aprendizagem de procedimentos.
ARAÚJO, J. L. D.; MEZZAROBA, M. M. W.; Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. Maringá: Unicesumar, 2020. (Adaptado).
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I. Ao realizar práticas docentes que desafiam e estimulam a curiosidade dos alunos, surgem novos caminhos que direcionam para a aprendizagem significativa.
II. Ao compreender o erro do aluno, o professor terá um novo norte que o conduzirá para novos métodos de ensino, de modo que as lacunas na aprendizagem sejam preenchidas.
III. Ao assumir a responsabilidade diante de sua própria postura docente, adotando métodos adequados, o professor cria oportunidades para que o aluno supere suas dificuldades.
IV. Ao atribuir “pontinhos”, o professor incentiva o aluno a se dedicar mais em suas próximas atividades, resultando no aumento de sua autoestima, levando em consideração que essa ação faz parte da ética profissional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Explicação:
A IV está errada porque:
Segundo Passinotto (2008), há uma grave omissão por parte dos professores quando eles desconsideram o erro cometido pelo aluno em provas, trabalhos, atividades em sala e demais situações de testes, atribuindo-lhes alguns “pontinhos” de acréscimo por algum mérito, esforço ou atitude exemplar em sala de aula, uma vez que o professor estará ignorando não só a dificuldade do aluno, mas também as leis que regem o caráter ético de sua profissão e impedindo que o discente possa vir a aprimorar os seus conhecimentos e hipóteses, a fim de superar os desafios propostos.
Página 124 do livro em PDF.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás