• Matéria: História
  • Autor: 100beatriz001
  • Perguntado 3 anos atrás

*explique com SUAS palavras*
o que foi o bloqueio continental e como ele se relaciona com a historia do brasil?




o que foi a abertura dos portos e qual a importância dessa medida?




o que foram as guerras de independencia e contra quem o brasil lutou nesses conflitos?


plss é pra amanhã

Respostas

respondido por: MORFEEUUS
0

1-  Portugal era um dos países da Europa que mais mantinha relações comerciais com a Inglaterra e abrir mão desse vínculo significava perder grande parte das suas finanças. Por esse motivo, o rei Dom João VI ficou inicialmente indeciso sobre o que fazer.

O país lusitano era pressionado pela França para interromper qualquer laço comercial com os britânicos e expulsar o embaixador inglês, concordando assim com o Bloqueio Continental.  

Do outro lado também foi pressionado, mas o império inglês promoveu um acordo com Portugal por meio da assinatura de uma convenção secreta. Esse documento garantia a transferência da Coroa Portuguesa para sede no Brasil, onde ficariam seguros de qualquer ataque francês. Enquanto isso, a Inglaterra protegeria o território português das invasões francesas.

No entanto, o acordo ainda possuía algumas decisões que beneficiavam o país protetor. Portugal teve que entregar suas esquadrias, a Ilha de Madeira e um porto livre nas terras brasileiras. Além disso, foram assinados vários tratados que reforçavam o comércio exclusivo com a Inglaterra.

Como a Espanha tinha sido invadida e conquistada primeiro, o exército francês conseguiu destituir a liderança espanhola e colocar o irmão de Napoleão no comando. Dessa forma, os dois puderam assinar o Tratado de Fontainebleau, que decidia a invasão em Portugal e a tomada de suas colônias.  

Diante das situações, a nobreza se viu obrigada a aceitar o acordo e mudar para a colônia. A família real saiu do país em 29 de novembro de 1807, momento em que as tropas do comandante das forças armadas Junot estavam chegando nas terras portuguesas.

A vinda da família real para o Brasil ocorreu em 07 de março de 1808. A nobreza chegou em Salvador e mudou-se para o Rio de Janeiro permanentemente. Esse episódio resultaria mais tarde na independência do Brasil.

2- A abertura dos portos foi um passo importante no processo de independência do Brasil, porque enfraqueceu o domínio português sobre a economia brasileira e promoveu a diversificação dos produtos aqui comercializados, ao ser permitida a entrada de produtos industriais vindos da Inglaterra.

3- No momento em que declarou a independência do Brasil, os governos e tropas de algumas províncias foram levadas a expressar sua incondicional fidelidade ao governo lusitano. Na Bahia, um violento conflito se desenrolou entre 7 de setembro de 1822 e 2 de julho de 1823. Na região do Grão-Pará, a resistência contra o domínio imperial acabou deixando cerca de 1300 mortos, sendo uma parte destes mortos por asfixia no porão de navios capturados pelas forças de Dom Pedro I.

A vitória do governo brasileiro na Bahia foi de importância fundamental para que outros levantes de menor proporção também fossem sufocados. Nas províncias do Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe e Ceará aconteceram outras tentativas de resistência que não conseguiram de fato ameaçar a ordem instituída. Além disso, os moradores da Cisplatina, atual Uruguai, também viram na transição uma oportunidade de se livrar do julgo brasileiro.

A NÚMERO 1 FICOU MUITO GRANDE ENTÃO TENTE RESUMIR.

Perguntas similares