Em sua entrevista, o jurista Silvio Luiz de Almeida fala sobre preconceito, discriminação e racismo. Ele parte da ideia de que racismo é um fenômeno estrutural. Marque a afirmativa a seguir que expressa a definição de Almeida sobre o racismo estrutural.
a. Racismo estrutural é um processo histórico e político no qual são atribuídas vantagens associadas a certos grupos e desvantagens associadas a outros.
b. Racismo estrutural é o conjunto de ideias preestabelecidas a respeito do comportamento das pessoas, por conta da raça ou de alguma característica de seu pertencimento pessoal.
c. Racismo estrutural é um ato de poder, de estabelecer diferenças, das instâncias governamentais no desempenho de suas atribuições institucionais.
d. É possível encontrar racismo em relação aos brancos no Brasil, porque o preconceito em relação aos brancos é sistêmico, institucional e estrutural.
Respostas
Resposta: A. Racismo estrutural é um processo histórico e político no qual são atribuídas vantagens associadas a certos grupos e desvantagem associados a outros
Explicação:
Partindo do pressuposto que o racismo é um fenômeno estrutural, a opção correta é a alternativa B: "Racismo estrutural é o conjunto de ideias preestabelecidas a respeito do comportamento das pessoas, por conta da raça ou de alguma característica de seu pertencimento pessoal."
O racismo estrutural é um sistema que permite a opressão contínua de pessoas de cor. Cria e mantém a desigualdade racial na sociedade por meio de várias instituições e práticas, como segregação habitacional, discriminação no emprego, lacunas educacionais, políticas de imigração, representações na mídia, etc.
Quais são as consequências do racismo estrutural?
- As consequências do racismo estrutural são muitas, mas algumas são mais visíveis que outras. Uma consequência é que há mais pessoas nas prisões do que nas universidades, o que significa que temos mais negros encarcerados do que brancos;
- Outra consequência é que nosso sistema judicial não dá aos negros a mesma oportunidade que os brancos de serem ouvidos ou de se defenderem na justiça.
Desta forma, este sistema não é apenas discriminatório, mas também injusto porque cria um sentimento de superioridade para o grupo favorecido e inferioridade para o grupo desfavorecido.
Entenda mais sobre o racismo estrutural em: https://brainly.com.br/tarefa/22792593
#SPJ2