Durante o estudo da disciplina, o APPCC foi abordado em diversos momentos devido sua importância na prevenção dos riscos à saúde da população e sua metodologia está baseada na identificação dos perigos. Nesse contexto, considere duas situações ocorridas em um restaurante de shopping: 1) Responsável pelo caixa do estabelecimento utiliza gel para fixação dos cabelos e não utiliza touca ou redes de proteção, visto que o setor não é próximo dos alimentos. 2) Alimentos armazenados no estoque, nas mesmas prateleiras dos produtos químicos, sem separação física ou técnica. Identifique e descreva qual é a origem desses perigos? Explique qual das duas situações possuem maior risco? Considerando que essas situações ocorressem em um hospital, comente se você considera que estas seriam de maior ou menor gravidade?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1)Identifique e descreva qual é a origem desses perigos?
1.1) Perigo de contaminação por bactérias patogênicas e seus metabólitos e parasitas. Tendo origem no perigo biológico associado em alimentos, especificamente o microbiológico por falta de cabelos presos do responsável pelo caixa.
1.2) Perigo de contaminação cruzada , tendo origem em perigos químicos microbiológico.
2)Explique qual das duas situações possuem maior risco?
R: Conforme Souza (2020) as duas situações possuem riscos microbiológicos, portanto, entendo que são de mesmo risco.
3) Considerando que essas situações ocorressem em um hospital, comente se você considera que estas seriam de maior ou menor gravidade?
R: O grau de gravidade dependerá do quadro do paciente. Mas, os riscos por contaminação microbiológicos seriam os mesmos.
Resposta:
1) Origem do perigo:
No primeiro caso, a origem do perigo seria por contaminação física (cabelos) e química (gel), embora, como supracitado, o setor de manipulação de alimentos, não é próximo ao caixa, e o mesmo não é responsável pela preparação dos alimentos, tornando-se um pouco mais difícil a contaminação dos mesmos.
No segundo exemplo, o perigo existente é de contaminação química.
2) Sem dúvida alguma, nesse caso, o maior perigo de contaminação é a química, pois os alimentos dividem a mesma prateleira de produtos químicos e o caixa fica longe da área de manipulação dos alimentos, não tendo contato direto com os mesmos.
3) Tratando-se do exemplo ser num hospital ao invés de shopping, considero de maior risco no hospital, pelo simples fato de que nos hospitais existe o tratamento de pessoas com doenças, e dependendo da patologia, ainda existe o risco de infecções hospitalares, o que pode agravar algum caso específico com a ingesta de alimentos contaminados e aumentar o risco de morte.