Quais medidas os governantes da primeira república adotaram para diminuir as doenças? ( a revolta da vacina)
Respostas
Resposta:
O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória. Contando com uma população de mais de 800 mil habitantes, a cidade era constantemente vitimada por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose
Explicação:
No dia 11 de novembro de 1904, um grupo de
cerca de 4.000 manifestantes marchou até o Catete, então Palácio Presidencial, no Rio de Janeiro, para protestar contra a forma como a campanha de vacinação obrigatória da varíola estava sendo conduzida pelo governo do então presidente Rodrigues Alves (1902-1906).
Os manifestantes não estavam furiosos apenas contra a vacina em si. Eles se queixavam de toda a estratégia implementada pelo médico epidemiologista e sanitarista Oswaldo Cruz, que, respaldado politicamente pelo presidente e pelo então prefeito do Distrito Federal, Pereira Passos, vinha promovendo uma verdadeira revolução higienista na capital federal.
Não se tratava apenas da vacinação forçada dos cidadãos contra a varíola. Essas medidas ocorriam na sequência de uma série de outros programas sanitários destinados a debelar também a febre amarela e a peste bubônica.
.