• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vitoriamarquesrodrig
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 2

A aprendizagem da escrita é complexa e exige que a criança se aproprie de diferentes conhecimentos para que possa fazer uso da escrita nas práticas cotidianas. A escrita, como um objeto histórico-cultural, é fundamental para a inclusão social dessa criança no mundo letrado, mas também promove outros processos importantes.

Analise as assertivas abaixo e assinale aquela(s) que definem a importância da aprendizagem da escrita para a criança:

Por ser um instrumental simbólico, transforma o funcionamento mental das crianças.

A apropriação da escrita provoca o desenvolvimento de novas funções cognitivas.

A escrita é um poderoso instrumento para a mobilização do trabalho simbólico e, consequentemente, apropriação da cultura.

O ensino interfere no desenvolvimento humano, pois atua na ZDP (zona de desenvolvimento proximal).

Assinale a alternativa que aponta apenas as assertivas verdadeiras:

a., I, II e IV, apenas

b., II, III e IV, apenas

c., I, III e IV, apenas

d., II e IV, apenas

e., I, II, III e IV

2 pontos

PERGUNTA 3

A alfabetização, na perspectiva histórico-cultural, segue alguns princípios, entre eles a história e a cultura, pois a escrita é uma construção social e, dessa forma, sua aprendizagem deve acontecer dentro do universo cultural da criança. É fundamental, também, que a escrita seja ensinada pelo professor.

Qual é o sentido do ensinar a escrever na perspectiva histórico-cultural?

a., A escrita é um objeto cultural e uma prática social que não é óbvia, não é imediata e precisa ser mostrada para a criança, pois há muitas informações necessárias para que ela possa apropriar-se desse objeto, como conhecer as letras, sua forma, a ordem alfabética, a fonetização e toda a sua organização.

b., Ensinar é um processo de mediação que se apoia numa relação de afetividade, por isso a professora precisa criar vínculos de afeto para que a criança confie e permita à professora o ensino das letras, sua organização fonética (vogais e consoantes), o registro gráfico e sua ordem no conjunto total das letras.

c., Na perspectiva histórico-cultural todo processo de ensino ocorre por um método de pequenos contos e narrativas por meio das quais a criança brinca e se diverte para, depois, dentro desse processo lúdico, vá elaborando e incorporando a representação simbólica ensinada pela professora.

d., A cultura é um conceito polissêmico para Vygotsky, assim, ensinar é uma prática que o professor desenvolve de diferentes formas, pois está associada ao meio em que as crianças vivem, suas experiências sociais e culturais, suas crenças e modo de conceber o mundo, principalmente a escrita.

e., O professor é o outro no processo triangular proposto por Vygotsky, assim, é aquele que observa como a criança interage com o conhecimento e com os coleguinhas para escrever, pois a escrita é uma representação simbólica e não um código que precisa ser apresentado para as crianças na escola.

Respostas

respondido por: patricia12toffoli
11

Resposta:

A resposta da pergunta 2 é I, II, III e IV

A resposta da pergunta 3 é a alternativa

a) A escrita é um objeto cultural e uma prática social que não é óbvia, não é imediata e precisa ser mostrada para a criança, pois há muitas informações necessárias para que ela possa apropriar-se desse objeto, como conhecer as letras, sua forma, a ordem alfabética, a fonetização e toda a sua organização.

Explicação:


patricia12toffoli: A pergunta 3 é a alternativa a) A escrita é um objeto cultural e uma prática social que não é óbvia, não é imediata e precisa ser mostrada para a criança, pois há muitas informações necessárias para que ela possa apropriar-se desse objeto, como conhecer as letras, sua forma, a ordem alfabética, a fonetização e toda a sua organização.
Perguntas similares