• Matéria: Artes
  • Autor: jusimarebarrosmachad
  • Perguntado 3 anos atrás

O que de fato levou a publicidade ganhar força no mercado?


por favor respondam, tenho até sexta "10/09" <3 ​

Respostas

respondido por: MeEspereIFPB
1

a história da propaganda (publicidade)

A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência.

O jornal foi criado em Londres por Hipólito da Costa, em 1806. Jornal, classificados, agencia de propaganda, o trio entra em cena em 1891, com a criação da “Empresa da Publicidade e Comércio”. No inicio do século, o radio trouxe os jingles, a imaginação e o sonho para a vida brasileira. No inicio dos anos 50, época da Radio Nacional, dos programas de auditório, das disputas de Emilinha e Marlene e dos Fãs-clubes organizados, apelidadas pelos cariocas de macacas de auditório.

No Brasil, 1950 marca a chegada da televisão , que como o radio, revoluciona a vida brasileira. Os “Anos de Chumbo”, como foram chamados os 20 de ditadura, marcaram até hoje a vida do brasileiro. O grande anunciante era o governo. Deu-se também o boom das telecomunicações e da Comunicação. As rádios FM conquistam um público impressionante. A TV a cores muda mais uma vez a propaganda. Na mídia impressa, o off-set e roto gravura abrem caminho para o padrão de qualidade na propaganda.

Até o final dos anos 80, as duplas de criação que surgiram nos anos 70 passaram a trabalhar em equipe, numa espécie de agencia sem paredes, que integrou Mídia, Planejamento e Criação.

Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e até de escravos.

Com a chegada da TV, incia-se a discussão sobre estratégias de marketing como propaganda, promoção e pesquisa de mercado para atingir as metas de vendas dos fabricantes, foi uma virada para as agências e todo o mercado publicitário brasileiro.

Fundou-se em 1951, pela necessidade de formar profissionais da área, a primeira Escola Superior de Propaganda. Com professores escolhidos entre os profissionais mais qualificados e empenhados a orientar e visar o lado prático.

O repórter fundador do Diários Associados, da TV Tupi, a frente de O Jornal do Rio de Janeiro, dono cadeia de jornais e emissoras de Rádio, e mais tarde o homem de propaganda, Assis Chateaubriant foi o criador do primeiro departamento de propaganda de um jornal no Brasil.

No período de 1960 à 1970, as agencias norte-americanas, ditaram as normas de criação. Veio então a época mais japonesa, (copiar, diminuir, baratear), que foi muito positiva, pois resultou em uma melhoria expressiva do ponto de vista de padrão criativo. Com a inauguração de Brasília, acreditava-se muito em uma descentralização imediata e enfim na criação de um mercado nacional.

Houve uma fusão de agencias, mesmo as que já possuíam alguma certa fatia do mercado, se uniram a outras para possuírem uma maior força.

A profissão ganha a universidade, tem seu reconhecimento em nível superior, trazendo certa sofisticação.

Um entre três publicitários contribuía muito para o avanço da propaganda no Brasil. A propaganda realmente começou séria no país apenas quando se iniciou a fabricação de automóveis aqui, antes não havia produções. Era inexistente o conceito de marketing como hoje se predomina, e talvez considerada indispensável, não se realizavam pesquisas motivacionais.

A propaganda ainda tem muito a evoluir, e num certo sentido, iremos atingir uma sinceridade enorme, podendo dizer coisas como são e não deixar que os preconceitos criem uma barreira entre nós e a realidade.

blz,esse texto foi bastante interessante,mas como vc n eh doide de escrever tudo isso ent um resumo bem resumido eh vc falar que:

a publicidade eh mt importante no mercado (principalmente quando eh de países estrangeiros para o nosso país) pois além de fornecer-mos produtos novos e bons,ela tbm faz empresas crescerem,dando assim,lucros pra o Brasil.

pq pensa cmg,sua empresa brasileira cresce bastante por causa das propagandas e vc fica milionário,o que o EUA (por exemplo) vai fazer? se interessar por isso e pode chegar até a fazer uma parceria com sua empresa,assim,lucrando.

espero ter ajudado... :/


MeEspereIFPB: eu não consegui colocar o texto todo por que tava dando erro que o máximo eh 5000 caracteres
MeEspereIFPB: desculpa,mas lê o resumo q eu fiz que isso eh o importante
jusimarebarrosmachad: tá bom, obrigada <3
Perguntas similares