Explique a importância das redes hidrográficas, e identifique os principais impactos ambientais mais frequentes. AJUDEM POR FAVOR?!
Respostas
Resposta:
A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:
Grande potencial hidráulico
Predomínio de rios perenes
Predomínio de foz do tipo delta
Explicação:
Rede hidrográfica brasileira
A rede hidrográfica do Brasil, uma das maiores do mundo, também é uma das que possuem o maior número de quilômetros navegáveis; cerca de 43.000 km. A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:
O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo e o maior potencial de água da Terra, ja que cerca de 13% da água doce do planeta está em seu território.
A maioria dos rios do Brasil é de planalto, apresentando cachoeiras e cataratas, permitindo fácil uso hidrelétrico, como as bacias do rio Amazonas e Paraguai.
Os rios brasileiros têm um regime de alimentação fluvial, ou seja, são alimentados quase que exclusivamente pela água da chuva; porque o clima tropical prevalece na maior parte do território.
Os rios da planície, propícios à navegação, predominam no Brasil, que com suas inundações criaram terras férteis e centros populacionais, como Manaus, uma verdadeira metrópole da bacia amazônica.
O Brasil é uma das áreas mais irrigadas do mundo e seus rios conseguiram chegar ao oceano, apesar do arranjo orográfico baseado em uma grande depressão interior delimitada por montanhas.
A hidrografia brasileira tem uma comunicação fácil de suas diferentes bacias; assim, a Amazônia se une ao Orinoco, Paraguai e São Francisco; para toda uma série de braços fluviais.