O autor Monteiro Lobato dá uma importante lição a respeito da literatura por intermédio de sua personagem D. Benta. Qual é essa lição?
“- Hei de fazer uma história diferente - declarou Emília. Uma história onde todas as sereias sejam agarradas e amarradas e trazidas para a cidade dentro dum caminhão. - Pois você errará. Emília, se escrever uma história assim, disse Dona Benta. Além de ser uma judiação arrancar do seu elemento criaturas tão lindas, essa pesca e essa trazida para a cidade em caminhão viria destruir a beleza e o mistério das sereias. Sabe o que acontecia? Os jornais davam o retrato delas impresso em tinta preta (nos livros elas aparecem em lindas pinturas de cores macias); os sábios de óculos vinham estudá-las, isto é, abri-las com as suas facas chamadas bisturis para ver o que tinham dentro, e mil outros horrores. Não, Emília. É melhor que nunca ninguém pegue uma sereia – nem você tão pouco. Na sua historinha, agarre a sereia, mas faça que ela escape no momento de entrar para o caminhão. Ficará muito mais poética a sua historinha, eu garanto.” (“Peter Pan”. p. 206).
a.
A história deve ser diferente, mas coerente, sem que se percam de vista a imaginação e a poesia.
b.
Uma história realista permitiria ver as sereias por um novo aspecto.
c.
O mistério das sereias é, na verdade, o mistério e a sedução da literatura.
d.
A ciência poderia estudá-las do ponto de vista anatômico.
e.
A sugestão de D. Benta para a história da Emília seria muito engraçada.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Letra A
Explicação:
A história aguça a imaginação e a criatividade. O mistério se faz necessário. A coerência deve estar presente para atrair leitores.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás