Jean Piaget observou o desenvolvimento infantil para compreender a origem e o processo do conhecimento humano. O teórico concluiu, a partir de seus estudos, que o conhecimento evolui progressivamente, ou seja, em estágios, por meio de estruturas do raciocínio. Piaget criou um campo de investigação o qual denominou de Epistemologia Genética, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural das crianças para explicar o pensamento humano. Diante do exposto, leia as alternativas e assinale a que expõe corretamente os estágios de evolução mental que os seres humanos passam, segundo Piaget.
Respostas
Resposta: ALTERNATIVA 5 - sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
Explicação:
O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.
O estágio das operações concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a
habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.
Por volta dos 12 anos começa o estágio das operações formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
Resposta:
ALTERNATIVA 5: Sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
Explicação:
Sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.