erick8burrinho avatar
erick8burrinho
há 14 minutos
Sociologia
Ensino superior
ATIVIDADE BEM FÁCIL DE SÓCIOLOGIA!
ESTOU SEM TEMPO POR ISSO ENVIEI A PERGUNTA.
POR FAVOR SE NÃO SOUBER RESPONDER NEM TENTA, QUALQUER RESPOSTA ERRADA VOU DENUNCIAR E A RESPOSTA VAI SER EXCLUÍDA.
1 - Quais símbolos ideológicos você consegue identificar na capa
do disco do Cazuza, na imagem acima?
1 - De que maneira a Sociologia reflete sobre tudo isso?
2 - Qual é o papel da mídia?
3 - Como a mídia constrói padrões sociais: ideias sobre o que é ou como deve ser a felicidade, a
beleza, a competência, o sucesso, etc. que são divulgadas como “verdades” ou única
possibilidade.
4 - Em que medida a mídia consegue “fazer a cabeça das pessoas”? Ou estas reagem e discordam
das ideias veiculadas pelas mídias dominantes?
1. Selecionem uma ou mais peças publicitárias (cartaz, outdoor, propaganda de rádio ou televisão, anúncio de jornal, revista ou internet) e indiquem os
elementos presentes no material pesquisado que contribuem para a padronização de
opiniões, gostos ou comportamentos. Depois disso, sintetize o que vocês compreenderam
sobre ideologia e como ela se manifesta no nosso dia a dia.
Respostas
Resposta:
1. podemos ver vários símbolos na capa do disco: a foice e o martelo do comunismo/socialismo, o símbolo do desarmamento nuclear utilizado pelos hippies, o cifrão capitalista,, a estrela de Davi dos judeus com a suástica ( nazista) dentro, o yin yang budista, e o A da filosofia anarquista.
1. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. A sociologia estuda, descreve e analisa as ideologias, que são a associação de representações e ideias que um determinado grupo social produz a respeito do seu meio envolvente e da sua função nesse meio. Existem ideologias políticas, religiosas, econômicas e jurídicas
2. A mídia, principalmente nos dias de hoje, assume a posição de principal formadora de “verdades” e opiniões - logo, de sabedorias convencionais - através do uso dos seus diferentes discursos estratégicos, através dos diferentes meios de comunicação.
3. A mídia utiliza-se da manipulação e da ideologia, fazendo com que as pessoas assimilem algumas sabedorias convencionais (popularmente conhecidas como ‘senso comum’) errôneas retirando, assim, o enfoque que seria necessário dar a assuntos de maior importância e bastante questionados pela população, como por exemplo, de problemas sociais de alto risco. A mídia cria essas sabedorias convencionais para chamar atenção e se propagar no mercado de comunicação, cria verdades e mentiras e nos faz acreditar no que "ela" achar melhor.
4. Disseminando ideias, conceitos, ideologias de forma maciça, em várias plataformas, atingindo um grande número de pessoas, e estas vão acreditando no que está sendo veiculado, geralmente sem questionar ou investigar, pois acreditam que se está nos meios de comunicação, por si só, já acreditam ser confiável.
1. Propagandas e campanhas sobre o Projeto Verão.
Nessa campanha a modelo é magra, não tem celulite, é perfeita, e coloca que as mulheres devem fazer vários tipos de tratamento para ter " o corpo do verão", disseminando a ideia de que mulheres precisam ser magras e perfeitas, quando na realidade, não existe perfeição para corpos. A sociedade estimula a padronização do corpo feminino o tempo todo, incentiva dietas, tratamentos, intervenções cirúrgicas, e leva a população feminina a sofrer ( depressão, bulimia, anorexia, ansiedade...)com a busca desses ideais. É a ideologia da magreza, como tantas outras ideologias, que manipula a autoestima.