Respostas
Resposta:
Oxiácidos: possuem oxigênio na molécula. Ex. ácido perclórico (HClO). Hidrácidos: não possuem oxigênio na molécula.
Explicação:
Bons Estudos
Resposta:
Ácidos de Arrhenius são substâncias moleculares que, em meio aquoso, liberam como único cátion íons H3O+ (ou H+ na forma simplificada), chamados hidroxônio ou hidrônio.
Se classificam como oxiácidos, quando apresentam oxigênio em sua molécula e são obtidos a partir de anidridos, e hidrácidos, quando não apresentam nenhum oxigênio em sua estrutura. Também podem ser classificados como monoácidos, diácidos, triácidos e tetrácidos, de acordo com o número de hidrogênio ionizáveis. Nos hidrácidos todos os hidrogênios são ionizáveis, enquanto nos oxiácidos apenas os ligados ao oxigênio o são.
Embora todos os ácidos sejam solúveis, nem todos são considerados fortes ou fracos, pois não se ionizam de forma igual. Através de procedimentos experimentais, foram classificados como hidrácidos fortes ou ácidos clorídrico (HCl), bromídrico (HBr) e iodídrico (HI), sendo os demais fracos. Já nos oxiácidos, podemos determinar a força pela diferença entre o número de átomos de oxigênio e de hidrogênios ionizáveis. Quando essa diferença é maior ou igual a 2, esse ácido é forte,e quando menor, é fraco.