1. Medo e ansiedade são respostas normais do organismo frente a situações de ameaça, sendo considerados elementos importantes da reação de “luta ou fuga”, fundamental para a sobrevivência do indivíduo. Frequentemente, a ansiedade é acompanhada por alterações fisiológicas e comportamentais similares àquelas causadas pelo medo. Atualmente a classificação de ansiedade mais utilizada é a do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Com base nela, qual é a definição que se refere a AGORAFOBIA?
a) Caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade, considerados como a consequência fisiológica direta de uma droga de abuso, um medicamento ou exposição a uma toxina.
b) Caracteriza-se pela revivência de um evento extremamente traumático, acompanhado por sintomas de excitação aumentada e esquiva de estímulos associados com o trauma.
c) Caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a um objeto ou situação específica e temida, frequentemente levando ao comportamento de esquiva.
d) É a ansiedade ou esquiva aos locais ou situações das quais poderia ser difícil escapar ou nas quais o auxílio poderia não estar disponível, caso um ataque de pânico ou sintomas tipo pânico se desenvolvam.
e) É representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, frequentemente associados com sentimentos de catástrofe iminente.
Respostas
respondido por:
2
A agorafobia é comum em todo o Brasil; agorafobia é o medo de estar em lugares onde se propõe riscos de pânico, constrangimento, aprisionamento e impotência; causando na maioria das vezes isolamentos. A agorafobia é tratada com um acompanhamento psicológico e medicamentos que possam aliviar a fobia, porém, essa doença não há cura e na maioria das vezes pode ser crônica.
Com base na informação acima, a resposta correta da matéria apresentada é a letra D.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás