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O trabalho de Romuald Hazoumè é bem-humorado, lúdico e politizado. Ele produz esculturas, pinturas e fotografias, mas é mais conhecido por suas “máscaras” — umasérie iniciada em meados dos anos 1980, na qual ele utiliza galões de plástico descartadose outros materiais para criar. Como atestam as fotografias do artista, esses galões sãoonipresentes em Benin, usados com frequência para transportar arroz até a fronteira coma Nigéria, o qual depois é trocado no mercado negro por gasolina. Para uma compreensãodentro de um contexto histórico, as máscaras de Hazoumè podem ser relacionadas àsmáscaras tradicionais iorubás feitas para fins religiosos. Vencedor do Prêmio Bode Arnold(Documenta 12, Assel, Alemanha) em 2007, a ascensão meteórica de Hazoumè nestes últimos15 anos o elevou ao primeiro escalão da comunidade artística internacional, o que otorna único entre os artistas africanos contemporâneos.
Desde então, seu trabalho tem sido amplamente exibido em muitas das principaisgalerias e museus pela Europa e o mundo, incluindo o British Museum, o Guggenheimde Bilbao, o Centre Georges Pompidou, em Paris, o ICP de Nova York e o Victoria & AlbertMuseum, em Londres. Seus trabalhos fazem parte da Contemporary African Art Collection(Caac) de Jean Pigozzi.Hazoumè é representado pela Magnin-A Paris e pela Art&PublicCabinet PH, Genebra, entre outras.
Explicação:
"obgd e dnda