[...] Nos letreiros luminosos, a luz é produzida por um gás submetido à energia elétrica. Se o letreiro contém gás neônio (Ne), a luz emitida é vermelha; se contém uma mistura de gás neônio e vapor de mercúrio (Hg), a luz emitida é azul; no caso de ser uma mistura de neônio e gás carbônico (CO2), a luz emitida é violeta. [...]
Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2021. Fragmento.
A descoberta mencionada nesse texto está relacionada com o modelo atômico de
Bohr.
Dalton.
Heisenberg.
Rutherford.
Thomson.
Respostas
Resposta:
Está relacionado ao cientista dinamarquês Niels Bohr.
Explicação:
Num átomo, os elétrons movimentam-se em trajetórias circulares denominadas camadas ou níveis de energia, e cada um desses níveis apresenta um certo valor energético.
Quanto mais externo o nível em que se encontra o elétron, maior sua energia. Um elétron, ao absorver energia (elétrica, luminosa, térmica, etc.), salta de um nível interno para um mais externo; dizemos que o elétron passa para um estado excitado. A volta desse elétron ao nível de origem ocorre com liberação de energia na forma de ondas eletromagnéticas (energia luminosa e térmica, por exemplo).
No teste da chama e nos fogos de artifício, os elétrons dos átomos passam ao estado excitado absorvendo energia térmica; ao voltar ao nível energético original, emitem luz de diferentes cores.
Nos letreiros, os elétrons são excitados pela corrente elétrica; quando voltam aos níveis energéticos originais, emitem luz de diferentes cores.
(Peço desculpas se estiver errada, também estou fazendo provas e buscando as respostas) não consegui colocar o site que eu encontrei, mas seu nome é EducaBras.