Considere as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
Nações com maiores índices de desenvolvimento formam grandes quantidades de engenheiros.
Uma das razões do quantitativo de graduados em Engenharia no Brasil ser baixo é devido à alta taxa de evasão.
Em 2015, a Rússia formou mais de 454.000 engenheiros por ano, constituindo-se no país com maior formação de engenheiros no mundo.
Respostas
Resposta:
Apenas I, II e III II, estão corretas.
Explicação:
Olá, meu nome é Charlotte, eu sou apenas uma gatinha astronauta, mas estudei para lhe ajudar! Nações com maiores índices de desenvolvimento formam grandes quantidades de engenheiros.
( Para avaliar o IDH, leva-se em conta três importantes critérios de desenvolvimento:
1 - Educação: São observados os níveis de conhecimento dos brasileiros. São medidos os graus de instrução, as taxas de alfabetização e as taxas de escolaridade (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior) que apresentam a média de anos escolares de um adulto. Avalia-se também questões como evasao escolar, taxas de repetência e outros aspectos que podem influenciar o setor da educação como a eficiência das políticas educacionais. )
Uma das razões do quantitativo de graduados em Engenharia no Brasil ser baixo é devido à alta taxa de evasão.
(Dados do ministério da Educação, a partir do censo de 2010, demonstraram que os cursos de engenharia se concentram no segundo maior volume de estudantes nas universidades brasileiras, perdem apenas para os de administração. De acordo com o levantamento dos que optam pelas engenharias:
24% cursam civil, 18,6% produção, 11,5% mecânica e 11,3% elétrica. No total, 227,8 mil estão matriculados atualmente nas graduações de engenharia.
Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da USP e presidente do Instituto Lobo: engenharia civil é o símbolo das engenharias.
Apesar do aumento da demanda, o MEC ainda se preocupa com a alta evasão dos cursos, principalmente nos primeiros dois anos. As aulas excessivamente teóricas e a exigência de conhecimento aprofundado de matemática e física são apontados como os responsáveis pela fuga, que em alguns cursos ultrapassa os 60%. Para Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da USP (Universidade de São Paulo) e presidente do Instituto Lobo, esse é um gargalo que as escolas de engenharia precisam solucionar. “O engenheiro moderno deve ser orientado a saber o que precisa ser feito, mais do que como fazer”,)
Em 2015, a Rússia formou mais de 454.000 engenheiros por ano, constituindo-se no país com maior formação de engenheiros no mundo.
( Dados do Fórum Mundial de Economia, trazidos pela revista Forbes, revelam que o país que mais forma engenheiros atualmente é a Rússia, com 454.436 em 2015. )
I, Apenas.
I, II e III II, apenas.
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
resposta conferida gabarito estacio