Complete:
No século XVII houve no Brasil várias revoltas contra ______________, que pretendiam proclamar a_____________, transformando o Brasil numa__________________.
Uma delas foi a ______________________________que aconteceu em Minas Gerais. Estava prevista para acontecer no dia que o Visconde decretasse a ________________________. Eles foram traídos por_____________e todos foram ____________________,_______________________e ________________
Outro movimento aconteceu na___________________________e foi organizado por_____________,___________, __________, ou seja , foi um movimento_____________________que tinham como objetivos acabar com a_______________ e ___________________________. Foi sufocada de forma____________________.
Fugindo de _________________________a corte portuguesa veio para __________________protegida pela marinha
___________________. Por conta dessa proteção D. João foi obrigado a abrir______________________________.
Isso foi bom para a_______________________e o ______________________. E ruim para _____________. Muitas mudanças ocorreram no Rio de Janeiro para beneficiar a corte. Construiu-se_____________,____________,______,
__________. Nesse período acabou o _____________________e o Brasil passou a ter mais__________________
Pressionado pelos_____________________, D. João voltou para ________________, deixando no Brasil o seu filho Pedro, o que irritou aos_________________________que pretendiam_______________________o Brasil.
D. Pedro I começou a governar o Brasil quando o seu_______, voltou para______________. Antes de partir , ele lhe aconselhou a_________________________________________________________________________.
Como __________________exigia a volta de D. Pedro I, ele foi aconselhado a _______________________________.
Portugal não aceitou. A ____________________sugeriu pedir ao Brasil uma___________________. O Brasil então pediu emprestado a________________e pagou a ___________________. Aí começou a nossa_________________.
Agora independente, o Brasil iria ter a sua primeira__________________________. Mas D. Pedro não agradou do projeto e mandou fechar a_______________________. E 10 homens da sua confiança escreveram a nossa primeira
__________________. Ela excluía a maioria dos brasileiros das eleições, pois pra votar tinha que ter____________.
D. Pedro então mostrou-se bastante _____________________, pois exercia o poder_______________. O nordeste se revolta e cria a ___________________________________que foi sufocada com extrema violência.
Outro erro dele foi fazer a Guerra da _______________________ , pois não tinha____________________.
A imprensa criticava o seu governo, pois____________________________________________________. Sem apoio,
Em 1831, D, Pedro__________________________________e retorna para Portugal deixando o poder para______.
Mim ajudem por favor, é para amanha
Respostas
Resposta:
O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.
No início do século XVIII, a região tornou-se um importante centro econômico da colônia, com rápido povoamento. No entanto, a produção de ouro começou a cair por volta de 1750, levando a Metrópole – Portugal - a criar formas cada vez mais rígidas de arrecadação de impostos, o que resultou no mais conhecido movimento político e histórico de Minas Gerais – A Inconfidência Mineira.
A absoluta influência da mineração na economia do estado inibiu, de certa forma, o desenvolvimento de outras atividades econômicas de exportação. Por muitos anos, apesar dos avanços advindos da produção de açúcar, fumo e algodão, Minas Gerais continuou baseando sua economia nas grandes fazendas. O lento avanço da economia de Minas, como o de toda colônia, foi acelerado com o advento da produção e exportação de café.
A introdução da cafeicultura em Minas Gerais ocorreu no início do século XIX e logo se transformou na principal atividade da província e no agente indutor do povoamento e desenvolvimento da infra-estrutura de transportes. A prosperidade trazida pelo café ensejou um primeiro surto de industrialização, reforçado, mais tarde, pela política protecionista implementada pelo Governo Federal após a Proclamação da República.
As indústrias daí originárias eram de pequeno e médio portes, concentradas, principalmente, nos ramos de produtos alimentícios (laticínios e açúcar), têxteis e siderúrgicos. No setor agrícola, em menor escala, outras culturas se desenvolveram, como o algodão, a cana-de-açúcar e cereais.
O predomínio da cafeicultura se alterou, gradualmente, a partir da década de 1930, com a afirmação da natural tendência do Estado para a produção siderúrgica e com o crescente aproveitamento dos recursos minerais. Ainda na década de 1950, no processo de substituição de importações, a indústria ampliou consideravelmente sua participação na economia brasileira.
Na década de 1970, a economia mineira passou por mudanças estruturais graças a um grande volume de investimento. Nesse período, o Estado reverteu a perda de posição relativa no contexto nacional. Iniciou-se então um processo de adensamento e diversificação da sua estrutura industrial, de consolidação de novos setores industriais e de ampliação da inserção nacional e internacional da economia mineira.