A fragmentação de habitat é a principal ameaça às espécies, e refere-se ao fracionamento de um habitat contínuo em uma matriz complexa de manchas de habitat em meio a uma paisagem dominada pela atividade humana. Exemplo: construção de ferrovias; pontes; estradas; linhas de transmissão. Já a degradação refere-se às mudanças que reduzem a qualidade do habitat para muitas, mas não para todas as espécies. Exemplo: remoção da cobertura vegetal; os cultivos agrícolas (por exemplo, as monoculturas); empobrecimento do solo (queimada, lixiviação); erosão; poluição. Invasão de espécies invasoras, superexploração, mudanças climáticas também contribuem com o declínio da diversidade.
Sobre as ameaças a biodiversidade, analise as assertivas:
I. Compreender as ameaças que envolvem perdas na biodiversidade é o primeiro passo para reverter a situação. As principais ameças à biodiversidade são a perda e a degradação de habitats, as espécies invasoras e a sobre-exploração.
II. A Degradação de habitat: refere-se às mudanças que reduzem a qualidade do habitat para muitas, mas não para todas as espécies.
III. Fragmentação de habitat: refere-se ao fracionamento de um habitat contínuo em uma matriz complexa de manchas de habitat em meio a uma paisagem dominada pela atividade humana.
IV. Perda de habitat: refere-se à conversão definitiva de um ecossistema para outra utilidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação: alternativa 4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás