• Matéria: ENEM
  • Autor: EverllynBrazz4279
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base nesse texto, os movimentos negros no início do século XX defendiam a superioridade de uma cultura dentro do Brasil. Estabeleciam diálogo com setores das elites. Focavam na informação e luta para essa população. Integravam diferentes setores sociais e econômicos em sua luta. Pretendiam a exclusão política de grupos contrários.


davidgeovanna16: Alternativa: C

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
10

Os movimentos negros no início do século XX focavam na informação e luta para essa população. Alternativa C.

Este é o texto em estudo:

Movimento Negro

Tendo como principais centros de mobilização as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro os movimentos sociais afro-brasileiros começam a trilhar novos caminhos a partir de meados dos anos 1910, numa tentativa de lutar pela cidadania recém-adquirida e evoluir para organizações de âmbito nacional. A primeira grande manifestação neste sentido é o surgimento da imprensa negra paulista, cujo primeiro jornal, O Menelick, começa a circular em 1915.  

E também graças a esse caldo de cultura ideológico propiciado pela imprensa negra paulistana que se desenvolve nos anos 1930 um dos mais interessantes movimentos afro-brasileiros de caráter nacional, a Frente Negra Brasileira (FNB) Fundada em 16 de Setembro de 1931, graças a uma forte organização centralizada na figura de um "Grande Conselho de 20 membros, presidida por um "Chefe" (o que lhe valeu a acusação de movimento fascista), e contando com milhares de associados e simpatizantes, a FNB teve uma atuação destacada na luta contra a discriminação racial, tendo sido, por exemplo, responsável pela inclusão de negros na Força Pública de São Paulo.

Vê-se no texto que o maior objetivo das organizações dos negros no Brasil em meados dos anos 1900 era reestabelecer sua dignidade, e lutar pela sua cidadania, já que a abolição da escravatura não significou melhora de vida, pelo contrário, já que os negros nem mesmo eram aceitos no mercado de trabalho, e desse modo eram obrigados a viver à margem da sociedade.

Quando a escravatura no Brasil foi abolida ainda existiu o lamentável fenômeno de criminalização se suas manifestações culturais, como a capoeira, religiões, e outras expressões, numa tentativa baseada em preceitos republicanos de barrar ainda mais suas conquistas sociais.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/25362154

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares