• Matéria: ENEM
  • Autor: felipinhocss4895
  • Perguntado 3 anos atrás

12) (428014) Francisco mora num bairro de subúrbio de uma grande metrópole. Ele tem um trabalho numa empresa estatal e ganha um salário médio. Ele gosta de futebol e é torcedor de um grande time popular. Francisco acha que o voto deveria ser voluntário e não obrigatório, embora ele sempre faça todos os esforços possíveis para votar. Ele considera que votar é mais que um dever. É um direito. Depreende-se, deste texto, que a vida de uma pessoa, como a de Francisco, se desenvolve em várias esferas, A) sendo que a vida política só se desenvolve na esfera privada e a subjetiva, só na esfera pública e isso ocorre para todas as outras esferas. B) sendo que cada uma delas tem um espaço reservado na vida de todos e uma complementa a outra, formando um todo harmônico. C) sendo que umas se sobrepõem às outras, obrigando a pessoa a escolher, entre elas, a qual ele vai atender ou não. D) sendo que, cada um delas, a subjetiva, pública, social, privada, tem status próprio e uma não se mistura com a outra.

Respostas

respondido por: eduardadepaula1511
2

Resposta:

Letra D

Explicação:

respondido por: viniciusrm19
0

A vida de uma pessoa, como a de Francisco, se desenvolve em várias esferas, sendo definida corretamente na Alternativa D.

O exemplo de Francisco possibilita o entendimento das diferentes esferas e status que giram em torno da vida de qualquer cidadão, no sentido de que todas as pessoas possuem diferentes esferas, as quais são particulares e igualmente importantes.

No caso do voto, como é mencionado no texto, representa um direito de todo cidadão dentro da esfera política, assim como a liberdade de expressão representa uma particularidade da vida social, enquanto a capacidade de pensamento crítico ou visão de mundo faz parte da esfera subjetiva, e assim por diante.

Veja mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/35217911

Anexos:
Perguntas similares