• Matéria: Biologia
  • Autor: pessoinhaexausta
  • Perguntado 3 anos atrás

URGENTE!!!
A flor maravilha é conhecida por ser um caso de herança intermediária da determinação da cor de suas flores. Os descendentes da geração (F1) produzem flores diferentes das plantas da geração parental (P). O esquema ilustra o cruzamento.Ao realizar um cruzamento entre uma flor rosa e outra vermelha, o número de genótipos e fenótipos diferentes encontrados na descendência desse cruzamento seria, respectivamente, de:
A) 1 e 2
B) 2 e 2
C) 2 e 1
D) 3 e 1

Anexos:

Respostas

respondido por: kathlem101
2

Resposta:

B) 2 genótipos e 2 fenótipos

O caso apresentado na questão é de herança intermediária. Herança intermediária ou dominância incompleta é quando os alelos se expressam em heterozigose, porém o fenótipo produzido é intermediário, uma vez que nenhum é completamente dominante.

Podemos enxergar esse conceito no caso apresentado em que o cruzamento de flores vermelhas e flores brancas geram flores completamentes diferentes da geração parental homozigótica, as rosas.

Logo, em um cruzamento de flores vermelhas, que denominaremos os genes homozigóticos de VV com flores brancas, ue denominaremos os genes homozigóticos de BB teremos 100% dos descendentes com o gene VB, um gene heterozigótico, que nesse caso vão se expressar como flores rosas.

Logo, em um cruzamento de flores rosas (VB) com flores brancas (BB) teremos os seguintes resultados através de um quadro de Punnett:

     B       B

V    VB    VB

B    BB    BB

Podemos confirmar, portanto, que 50% dos descendentes possuem o genótipo VB e 50% possuem o genótipo BB, resultando em 2 genótipos diferentes.

Além disso, como é um caso de herança intermediária e so temos 2 genótipos diferentes, só serão produzidas flores com 2 fenótipos diferentes: Brancas (BB) e Rosas (VB)

Bons estudos!

Perguntas similares
7 anos atrás